Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

A vida é projeto muito elaborado de Deus

Por Angelina Freitas

“O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.” Sócrates (469 a.C. - 399 a.C.)


“Foge, outrossim, das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas.” Paulo (II Timóteo 2:22-23)



De retorno à carne, numa nova oportunidade de evolução e progresso, se vê o espírito frente a um novo desafio: a juventude física. Momento de vigor e beleza física, de ampliação dos dotes intelectuais, vislumbrando um futuro promissor. Mas, por serem viajantes de múltiplas existências, trazendo consigo conquistas e imperfeições, vivem também um momento de angústias, indecisões e dificuldades com a própria identidade. Quem sou? Quem pretendo ser? Como vencer essa barreira entre o hoje e o amanhã idealizado? E, nessa estrada, segue o jovem, ouvindo as sugestões do mundo. Uns lhe dizem que a vida é somente emoções, sensações e prazeres sensuais. Outros lhe exigem responsabilidade e comprometimento desde agora.


Alertou Paulo a Timóteo: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” [1]. O apóstolo dos gentios convida os jovens, como Timóteo, a seguirem o caminho exemplificado por Jesus, o Mestre. E presenciamos pessoalmente ou pelas redes sociais e outras mídias, o surgimento de mentes invigilantes e perversas a tentarem arrastar os jovens indecisos e inexperientes a caminhos que os levarão a danos físicos e morais, de difícil reparação na presente existência. É o “canto da sereia” das ilusões: uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas, sexo sem compromisso, promiscuidade e toda sorte de abusos, que os levarão fatalmente aos grilhões dos vícios. Em busca da falsa liberdade, caem na escravidão dos sentidos e no comprometimento consigo mesmo e com o próximo, com o qual convivem.


A juventude é para ser vivida com alegria, disposição e prazer, mas sempre nos moldes do equilíbrio, da harmonia e da paz, que garantirão ao espírito reencarnado todas as possibilidades de crescimento moral e espiritual. Somos dotados de livre-arbítrio para escolhermos nosso caminho rumo à perfeição, pois, do contrário, seríamos simples máquinas [2], e para auxiliarmos nossos jovens a fazerem escolhas saudáveis para suas existências, é nosso dever apresentar-lhes Jesus e seus ensinamentos à luz da Doutrina dos Espíritos, conhecimentos que servirão de base e diretriz segura para suas escolhas.


A Fraternidade Espírita Caravana de Luz oferece às crianças e aos jovens, na faixa etária dos 3 aos 14 anos, a evangelização espírita infantojuvenil, com uma vasta programação evangélico-doutrinária, tendo por base a obra “Evangelizar à luz do Espiritismo”, publicação da Caravana de Luz Editora. Esse trabalho de amor e dedicação é realizado aos sábados, das 14:30 às 16:00. Também nesse dia, a partir das 17:00, a Casa acolhe participantes a partir dos 15 anos, levando ao Jovem o Espiritismo e o Evangelho de Jesus, com vistas a sua iluminação e reforma íntima. Os temas abordados são escolhidos levando em consideração o interesse da fase juvenil.


Reflitamos na alertiva do Espírito Angélica aos que se encontram na juventude: “Assim, na juventude, o que nos compete é caminhar à luz dos ensinamentos do Cristo, não nos deixando arrastar pelas ocorrências que se fizerem presentes nem pelos convites de atendimento às noites das paixões ilusórias que, quase sempre, significam o homem velho querendo sobreviver, atemorizado diante de sua morte que se faz sentir pela promessa do despertar do homem renovado que pode surgir, diante da reencarnação que se faz presente, cantando o hino da oportunidade de crescimento e libertação do espírito imortal” [3].



[1] Paulo (II Timóteo 2:22).

[2] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria). Terceira parte. Capítulo X. Da Lei de Liberdade, questão 843.

[3] CARVALHO, Maria Fátima Ferreira de. Escrevendo Palavras, Modificando Conceitos, Pelo Espírito Angélica. Capítulo 6. A alvorada do ser.




#CaravanaDeLuzEditora; #DiaMundialDaJuventude; #juventude; #mocidade; #jovens; #modestia; #pudor; #amor; #moderacao; #dedicacao; #diligencia; #educacao; #justica; #carater; #alegria; #evolucao; #progresso; #equilibrio; #responsabilidade; #ApostoloPaulo; #jovensEespiritismo; #espiritismo; #DoutrinaEspirita; #CondutaEspirita; #Jesus; #evangelho; #EvangelhoDeJesus; #FraternidadeEspiritaCaravanaDeLuz; #FECL; #CentroEspirita; #EvangelizacaoEspiritaInfantojuvenil; #evangelizacao; #EvangelizacaoEspirita; #infantojuvenil; #educacao; #EducacaoMoral; #iluminacao; #ReformaIntima; #crescimento; #libertacao; #EspiritoImortal; #EscrevendoPalavrasModificandoConceitos; #OLivroDosEspiritos; #InvestigandoOLivroDosEspiritos; #ColecaoIluminar;


COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho