top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Os Símbolos do Natal

Pela Equipe de Comunicação e Marketing

Caravana de Luz Editora: Natal.

"Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência.”

Lucas 2:14



A palavra Natal vem do latim natale. Significa o dia do nascimento de Jesus Cristo e, embora não se saiba a data correta, a Igreja Católica tornou oficial o dia 25 de dezembro, a partir do ano 353 dC [1]. Também ficou convencionado que Jesus nasceu à noite, termo que simboliza a gestação, a germinação da semente que desabrocha durante o dia. Então, a noite do Natal é o tempo de fecundar o futuro, de gerar coisas boas, de se fazer melhor.


Perceberam? Estamos falando de símbolos [2]. Eles são um recurso comparativo muito usado pelos filósofos, historiadores e professores, inclusive pelo Mestre Jesus [3] em suas alegorias, metáforas e parábolas. O símbolo explica vários conceitos, propostas e fenômenos da vida [4] e, para que seja compreendido, requer análise e estudos profundos [5].


Um dos símbolos natalinos é o presépio. A palavra também tem sua origem no latim, praesaepe, que significa estrebaria ou curral. É uma construção, relativamente pequena, como uma maquete. Diz a tradição que o presépio surgiu com Francisco de Assis, em uma cidade italiana, Greccio, no ano de 1223. Francisco, em uma gruta, representou a natividade, usando figuras em tamanho real.


Vamos conhecer a simbologia de algumas peças presentes no presépio?

Assim, fechem os olhos e abram o coração!


Jesus nos amou de tal forma que, ainda hoje, trespassando tempo e espaço, podemos sentir-Lhe as vibrações de carinho!


E, sentindo essas vibrações, é preciso que nos perguntemos:


1. Pensando em Maria e José, estamos cientes das nossas responsabilidades como educadores? O que temos ensinado às crianças que nos cercam? Temos acolhido os adolescentes com carinho e compreensão? Temos levado iluminação àqueles que nos cercam?


2. Pensando na manjedoura, que tipo de alimento ofertarmos aos companheiros de jornada? Como podemos auxiliar o próximo, o necessitado, a nossa família, a sociedade da qual fazemos parte? Você já pensou que também pode auxiliar os amigos espirituais?


3. Pensando nos pastores, como temos agido quando a vida nos convoca para o trabalho? Estamos sempre vigilantes e prontos para a renovação íntima?


4. Pensando nos anjos, a quem temos escutado? Às boas intuições ou aos nossos vícios?


5. Pensando nos reis magos, somos humildes o suficiente para reconhecermos a grandeza do Cristo? Que tipo de presente precioso estamos dispostos a oferecer a Jesus?


6. Pensando em Jesus, qual a nossa proposta para esta vida? Qual o nosso projeto de vida?


Nas palavras de Humberto de Campos, que passou a assinar Irmão X [6], desejo a cada um a lucidez necessária para sentir as lindas vibrações natalinas que nos atingem nessa época, tornando-as ponto de partida para melhores ações no novo ano!



[1] Provavelmente, foi uma forma de cristianizar as festas pagãs conhecidas como Saturnais (que aconteciam entre os dias 17 e 24 de dezembro) ou as festas e cultos pagãos que celebravam o Dies Natalis Solis Invicti (Dia de Natal do Sol Invencível).

[2] Segundo definição de dicionário, é aquilo que, por convenção ou por princípio de analogia formal, ou de outra natureza, substitui ou sugere algo. Por exemplo, a balança é o símbolo da justiça.

[3] 1 (um) dos 15 (quinze) princípios básicos da Doutrina Espírita. Segundo a questão 625 de O Livro dos Espíritos é o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo.

[4] Quer um exemplo? Leia Psicologia da gratidão, espécie de introdução à obra homônima Psicologia da gratidão (peça em nossa livraria), ditada por Joanna de Ângelis e psicografada por Divaldo Pereira Franco. No referido trecho, a autora esclarece acerca do mito de Perseu, dizendo que simboliza a vitória da coragem por amor.

[5] "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." - Jesus. João 8,32.

[6] XAVIER, Francisco Cândido. Capítulo: Natal simbólico. In: Pontos e Contos (peça em nossa livraria). Pelo Espírito Irmão X.




bottom of page