Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

Mais Saúde, mais Silêncio, por favor!

Por Angelina Freitas


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Jesus (Mateus 11, 28-30)



Ao comemorarmos o DIA MUNDIAL DO SILÊNCIO E DA SAÚDE neste mês, somos concitados a reflexionar acerca da necessidade de silenciarmos os múltiplos ruídos internos e externos e mergulharmos em nós mesmos. Como nos assevera o Mestre Jesus: O Reino de Deus está dentro de nós” [1], pois, no âmago da alma residem a paz e a harmonia espiritual que conquistaremos pela vivência dos potenciais divinos que trazemos no íntimo. E essa atitude se faz urgente na atualidade, uma vez que, no Brasil, 5,8% da população sofre com a depressão, o que significa mais de 11,5 milhões de pessoas. E mais de 18,6 milhões de pessoas (9,3% da população brasileira) têm distúrbios relacionados à ansiedade, índices que vêm sendo agravados em momentos de pandemia e isolamento social.


Não estamos falando de tristeza, cansaço ou indisposição passageira, sensações perfeitamente normais em momentos de dor e sofrimento. Esta estatística refere-se à depressão, considerada o mal do século XXI. Doença da alma a se refletir na saúde física, é adoecimento de causas multifatoriais que exige tratamentos de ordem física, emocional e espiritual.


Assevera Joanna de Ângelis que Silêncio é atitude necessária e importante em nossas vidas. Entendido como a ausência ou cessação de barulho, ruído ou inquietação, o silêncio promove a paz de espírito. Esclarece também, na mesma mensagem, que Em todos os tempos, os emissários de Deus recomendaram o silêncio profundo, a fim de que se possa ouvir-Lhe a voz e senti-lO mais intimamente. Os ruídos e tumultos desviam o pensamento que se deve fixar no elevado objetivo de comunhão com a Divindade, para poder-se haurir energias vitalizadoras capazes de sustentar o Espírito nos embates inevitáveis do processo de evolução”. [2]



E temos na prece - uma das terapêuticas espirituais do processo depressivo - uma forma de escutarmos Deus em nossa intimidade, pois “orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele; é pôr-se em comunicação com ele”. [3]


Busquemos, portanto, no silêncio interior de uma prece sincera, na fluidoterapia ou passe, nas leituras espíritas de conteúdo evangélico-doutrinário, além dos tratamentos psicológico e psiquiátrico, o refrigério para a alma em desarmonia e para o corpo em desalinho em vigência do processo depressivo.



O Espírito José encoraja-nos a vencer os obstáculos que se impõem à alma pela depressão: “Ante as dificuldades que surjam, tonifica tua caminhada com o bálsamo da confiança. [...] Se percalços surgem, impedindo-te no prosseguimento de tuas perspectivas, serena o coração e vislumbra o rumo que se te depara à frente, palmilhando-o com a bênção da humildade e a graça do amor. Por maior o empecilho, caminha! [...] Cultua a calma, fortificando-te no equilíbrio. Ama e tolera: Abençoa e trabalha. Confia e segue”. [4]


Asserenemos a alma, silenciemos os ruídos internos e recordemos Jesus:“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve[5], pois seguindo as pegadas do Mestre na vivência do seu jugo, que é a Lei de Amor, conquistaremos a saúde física e espiritual.



[1] Lucas 17, 21

[2] Mensagem recebida da noite de 9 de fevereiro de 2015, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia, pelo médium Divaldo Pereira Franco.

[3] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria). Questão 659.

[4] RODRIGUES JR, Adail Sebastião. Capítulo: Depressão. In: Receitas de luz e Renovação (adquira agora). Por Espíritos diversos. Belo Horizonte: Caravana de Luz Editora, 2011.

[5] Mateus 11, 28-30




#CaravanaDeLuzEditora; #DiaMundialdaSaúde; #diadasaúde; #saúde; #saúdefísica; #saúdeespiritual; #saúdedalma; #DiaMundialdoSilêncio; #diadosilêncio; #silêncio; #silênciointerior; #silêncioprofundo; #vocêtemohábitodosilêncio; #vida; #jugoleve; #jugolevedeJesus; #jugosuave; #jugosuavedeJesus; #fardolevedeJesus; #fardoleve; #Jesus; #mansuetude; #humilddaedecoração; #humildade; #calma; #ReinodeDeus; #Deus; #oraràDeus; #emissáriosdeDeus; #paz; #pazdeespírito; #harmonia; #harmoniaespiritual; #potenciaisdivinos; #pensamentoelevado; #prece; #precesincera; #oração; #oraçãosincera; #processodeevolução; #evolução; #comunicaçãocomDeus; #depressão; #comoVenceràDepressão; #vencendoàdepressão; #terapêuticasespirituais; #fluidoterapia; #passe; #leiturasedificantes; #ColeçãoIluminar; #SérieReceitas; #ReceitasdeluzeRenovação; #ReceitasdeAmorePaz; #EscrevendoPalavrasModificandoConceitos; #EvangelizaraluzdoEspiritismo; #tratamentospsicológico; #tratamentospsiquiátrico; #trabalhonobem; #confiança; #fé; #féquemovemontanhas; #amor; #LeideAmor; #equilíbrio; #alívio; #espiritismo; #OLivrodosEspíritos; #DoutrinaEspírita; #evangelhodeJesus;


COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho