top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Cine-Reflexão - “A Origem”: refletindo sobre o poder criador do pensamento

Pela Equipe de Comunicação e Marketing

Cine-Reflexão Caravana de Luz: filme A Origem

“Pensamento é fermentação espiritual. Em primeiro lugar estabelece atitudes, em segundo gera hábitos e, depois, governa expressões e palavras, através das quais a individualidade influencia na vida e no mundo. Regenerado, pois, o pensamento de um homem, o caminho que o conduz ao Senhor se lhe revela reto e limpo.” Emmanuel, na mensagem “Fermento Espiritual” do livro “Fonte Viva” (peça em nossa livraria), psicografado por Francisco Cândido Xavier. Referência retirada da obra “Investigando o Livro dos Espíritos”, que integra a Coleção Iluminar, publicada pela Caravana de Luz Editora.



“Uma ideia é como um vírus. Resiliente. Altamente contagiosa. E mesmo a menor semente de uma ideia pode crescer. Ela pode crescer para te definir ou para te destruir.” Personagem “Dominick Cobb”, no filme “A Origem” (tradução própria).



O filme “A Origem” narra a história de Dominick Cobb, um especialista em extrair informações do subconsciente humano por meio de uma tecnologia experimental que permite invadir os sonhos das pessoas enquanto elas estão adormecidas. Juntamente com sua equipe, ele é contratado por um grande empresário para realizar uma missão que muitos julgam impossível: inserir na mente do filho de seu maior rival a ideia de desmembrar o império empresarial de seu pai, após o falecimento dele.


Ao longo da trama, com o auxílio de belos efeitos especiais, o filme explora as vastas possibilidades de criação que o sujeito possui em seu mundo íntimo, por meio do direcionamento de seu pensamento. Nesse contexto, vemos vários personagens se valendo dessas possibilidades tanto para buscar a resolução de problemas externos quanto para trabalhar seus próprios conflitos psicológicos mais íntimos. Dentre esses conflitos, destaca-se o do protagonista em relação à sua esposa, Mal Cobb, já falecida no mundo real, mas ainda viva no subconsciente de Dominick.


Em um momento chave, é revelado que o processo de inserção de ideias no subconsciente – de onde, diga-se de passagem, vem o título da obra em inglês, “Inception” – já havia sido feito no passado por um dos personagens. No intuito de ajudar, mas sem refletir profundamente nas consequências, tal personagem desencadeou consequências desastrosas tanto para ele quanto para a pessoa que recebeu a ideia, consequências essas que desempenham um papel decisivo no desenrolar da trama.


Essa história nos enseja uma reflexão a respeito da centralidade do pensamento na definição de quem somos e de como agimos. Nas palavras de Emmanuel, ele é o “fermento espiritual” a partir do qual criamos paisagens íntimas de bonança ou tempestade e as projetamos no mundo exterior, por meio das condutas retas ou infelizes que adotamos perante nós mesmos e perante o próximo. Nesse processo, sob a égide da Lei de Causa e Efeito, construímos e reconstruímos, a cada instante, nosso próprio futuro.


É importante lembrarmos ainda que, sendo o pensamento energia – o que, como nos ensina a Física Relativística, nada mais é que a própria matéria em outro estado -, aquilo que emitimos e recebemos por meio dele gera consequências no próprio mundo material, inclusive no corpo físico e no perispírito. A esse respeito, Kardec afirma que “[...] criando imagens fluídicas [formas-pensamento] o pensamento se reflete no envoltório perispirítico, como num espelho” (“A Gênese” - peça em nossa livraria, cap. XIV – “Os fluidos”).


Reflitamos, portanto: o que temos projetado, por meio de nosso espelho mental, para nós mesmos e para o próximo? Que ideias temos inserido na mente daqueles que nos cercam e que ideias temos absorvido a partir das sugestões que recebemos? Por fim: se somos aquilo que pensamos, quem nós temos sido?


Assista o trailer do filme:

Ficha técnica

Nome: A Origem

Nome original: Inception

País de origem: EUA / Reino Unido

Ano de produção: 2010

Direção: Christopher Nolan

Produtores: Emma Thomas, Christopher Nolan

Distribuidora: Warner Bros. Pictures

Duração: 148 minutos

Elenco: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ellen Page, Tom Hardy, Cillian Murphy, Tom Berenger, Michael Caine




bottom of page