top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Dia Mundial da Água

Pela Equipe de Comunicação e Marketing

Caravana de Luz Editora: Dia Mundial da Água.

Muito se fala na atualidade de conservação dos recursos naturais, notadamente da água. A crise hídrica no Brasil se tornou patente, e a falta d’água passou a ameaçar os lares brasileiros em grande escala durante todo o ano de 2015.


Com a retomada das chuvas no país, em 2016, todos respiramos aliviados e muitos de nós, esquecidos e desatentos, voltamos às antigas posturas do consumo não consciente e do desperdício. No livro “Evangelho e Parábolas Segundo o Espiritismo: Guia de Estudos Espíritas” (adquira agora) encontramos referências de estudos sobre a “Parábola dos Lavradores Maus” (Lucas 20:9-16).


Nesta parábola, Jesus diz que um homem plantou uma vinha e a arrendou para uns lavradores. No tempo certo, o Senhor da vinha mandou seu servo aos lavradores para receber os frutos da mesma. Contudo, os maus lavradores espancaram o servo e o mandaram embora de mãos vazias... Correlacionando a parábola com a questão da água, podemos entender que o Senhor da vinha é Deus, nosso Pai e Criador, e a vinha é o planeta Terra que foi entregue aos homens para que os mesmos pudessem bem utilizar os recursos a eles confiados.


Entretanto, o homem, como os maus lavradores, utilizaram de forma predatória os genuínos materiais da Terra. É o consumismo afastando-nos do respeito à Natureza [1]. Quando solicitado a entregar o fruto da vinha, que é o legado que deixa no planeta que o acolhe, o lavrador mau espanca o servo, ou seja, só tem como resposta a destruição e a violência aplicadas na utilização dos recursos da Natureza, dilapidada sob as mais variadas formas...


É preciso que nos conscientizemos de que Deus não confiou ao homem a Natureza, para que o mesmo utilize-se dela ao seu bel-prazer. Toda a criação divina está ligada em uma extensa cadeia de evolução e auxílio recíproco. Somos todos irmãos! Se já alcançamos a racionalidade na fieira do processo evolutivo, usemos da mesma para promover o crescimento de todos os elos da cadeia com responsabilidade, certos de que se assim não procedermos, o “Senhor da vinha” virá, destituirá os maus servos e dará a outros lavradores bons, a oportunidade de melhor conduzir a sua vinha.



[1] CARVALHO, Maria Fátima Ferreira de. Cap. 34: O vício do consumismo. In: Escrevendo Palavras Modificando Conceitos (adquira agora). Pelo Espírito Angélica. Belo Horizonte: Caravana de Luz Editora, 2011.




bottom of page