Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

O livro espírita: presente de 14 aniversários

Por André Azevedo

“Vaso revelador retendo o excelso aroma

Do pensamento a erguer-se esplêndido e bendito,

O Livro é o coração do tempo no Infinito,

Em que a idéia imortal se renova e retoma”.

Trecho do poema “O Livro”, pelo espírito de Olavo Bilac, na obra “Parnaso de Além-Túmulo”, de autoria de espíritos diversos e psicografada por Francisco Cândido Xavier em 1932.


“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, nossos filhos serão incapazes de escrever sua própria história.”

Bill Gates, empresário e filantropo.



Nos primórdios da Humanidade, a invenção da escrita possibilitou que o conhecimento produzido em cada época passasse a ser registrado, para benefício das gerações futuras, de maneira mais precisa e duradoura, no comparativo com o método da oralidade, até então predominante. O livro, filho da escrita, tornou-se, a partir daí, peça indispensável na organização das diferentes sociedades e culturas, da Antiguidade ao mundo contemporâneo.

A educação requer, desde a primeira infância até os degraus mais elevados da vida acadêmica, o concurso da leitura. Naturalmente, a tecnologia de hoje permite que a informação seja registrada e transmitida por meio de plataformas diferentes do livro físico – por exemplo, o blog no qual o caro leitor teve acesso a este texto, preparado com muito carinho pela aniversariante do dia: a Caravana de Luz Editora, que, desde o início, tomou para si a missão de produzir e disseminar obras de qualidade, voltadas à divulgação da Doutrina Espírita.


Em seus 14 anos de intensa atividade, a Editora já nos presenteou com 9 livros (saiba quais aqui!) e diversos textos publicados neste blog, além de contar com um Clube do Livro (conheça mais) que seleciona e distribui, mensalmente, obras espíritas de qualidade para leitores de diversas partes do Brasil. Todo esse esforço tem por objetivo, além de iluminar mentes e corações, captar recursos para a manutenção das atividades socioassistenciais desenvolvidas pela Ação Social Caravana de Luz, entidade sem fins lucrativos que ampara diversas famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social em Belo Horizonte (visite o nosso Jardim das Borboletas!).


O livro espírita, retomando o verso de Bilac, consubstancia o “pensamento a erguer-se esplêndido e bendito”, pois induz o leitor à reflexão sobre questões filosóficas, científicas e religiosas da mais elevada estatura. Ao possibilitar-nos esse aprendizado, a leitura edificante também abre caminho para uma nova forma de sentir, pois aprendemos com ela a importância de nos esforçarmos tanto pelo nosso próprio progresso intelectual e moral quanto pelo exercício da caridade. Essa virtude sublime – essa palavra escrita em tinta nas páginas que lemos -, vai sendo gravada, pouco a pouco, em nossos corações, para que um dia sejamos capazes de dizer, a exemplo de Paulo de Tarso: “Já não sou eu quem vive, mas o Cristo que vive em mim” (Gálatas, 2:20).


Celebremos, portanto, o livro espírita e usufruamos, tanto quanto possível, daquilo que ele nos oferece, guardando a certeza de que cada página edificante que lemos é uma semente de progresso que Jesus, o Divino Jardineiro da Alma, planta em nossos corações, para colhermos, futuramente, a felicidade e a paz.




#CaravanaDeLuzEditora; #aniversárioCaravanaDeLuzEditora; #aniversário; #HappyBirthday; #LivrosQueIluminam; #LivrosEspíritas; #leituraedificante; #olivroespírita; #fontedeluz; #EditoraEspírita; #DoutrinaEspírita; #espiritismo; #leitura; #LeituraEdificante; #iluminação; #iluminaçãodoser; #educaçãodoser; #educação; #alegria; #felicidade; #ClubeDoLivroEspírita; #ClubeDoLivroCaravanaDeLuz; #ClubeDoLivro;