Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

Mocidade Espírita

Por Alexsandra Moreira de Castro

Caravana de Luz Editora: Dia Mundial da Juventude 2021
A mensagem de Jesus à luz do Espiritismo representa roteiro seguro para os jovens!

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra,

no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Timóteo 4:12



Você sabia que Timóteo era adolescente quando foi convidado por Paulo a auxiliar na divulgação da Boa Nova? Passou fome; caminhou longas distâncias; aprendeu a sacrificar o interesse pessoal em prol do bem coletivo, desenvolvendo a humildade, a fé e a caridade; ficou longe da família; foi perseguido. E Timóteo foi firme, fiel, até o último instante. O nome dele está gravado no Livro dos Céus [1].


Desde então, a História tem demonstrado que o jovem, quando é estimulado à busca da vivência da religiosidade e do exercício do amor, não é só uma promessa, mas uma promissora realização. Foi assim com Joana d‘Arc, Francisco de Assis e tantos outros jovens que, quando chamados a militar com o Cristo e pelo Cristo, canalizaram as energias íntimas e as expectativas futuras na realização de um ideal mais nobre.



A Reunião de Mocidade pode ser uma porta para essa promissora realização. Como uma das muitas ações da Casa Espírita, é uma excelente oportunidade de confraternização [2], um espaço muito especial de estudo do Evangelho de Jesus à luz dos ensinamentos da Doutrina Espírita [3] e um lindo convite de trabalho no bem! [4]. Alinhada às demais tarefas que a Instituição desenvolve, o planejamento das reuniões, das ações e das atividades voltadas para o público juvenil considera o papel do Centro Espírita – como templo, oficina e escola – e o momento vivido pelos Espíritos que adentram à Mocidade, levando esclarecimento e consolo a mentes ainda incipientes no plano reencarnatório.


O momento da Integração é regado com muita alegria e músicas que elevam e propiciam harmonia interior. Os jovens são acolhidos, possíveis dúvidas são sanadas e é promovida a aproximação de novos membros com os demais participantes. Ou seja, os jovens são convidados a sintonizar com os objetivos da reunião, predispondo favoravelmente seus corações e suas mentes para receberem os ensinamentos crísticos trabalhados no momento do estudo.


O Programa de Estudos da Mocidade é apropriado à Juventude e os temas (evangélicos, doutrinários e de vida) são escolhidos previamente e desenvolvidos na reunião com muito cuidado. É o momento de os jovens se perguntarem e refletirem: Cremos em Deus? Cremos que temos uma alma? Cremos na sobrevivência da alma após a morte? [5]; de criarem intimidade com a Bíblia e com o Pentateuco Kardequiano [6]; de conhecerem as Leis Divinas [7] e de se reconhecerem como co-criadores e herdeiros do Universo.


Os convites de trabalho que são feitos aos jovens procuram oferecer a possibilidade de manifestarem suas habilidades e/ou dons que, aprimorados, irão embelezar e perfumar o meio em que vivem e ajudar a promover o progresso da sociedade. Sem perder de vista que a Mocidade é feita para os jovens com os próprios jovens que, um dia, assumirão a condução da Casa Espírita. Em outras palavras, a contribuição do jovem com os trabalhos da Reunião de Mocidade fortalece a sua ligação com a própria Reunião de Mocidade, com o Centro Espírita e, consequentemente, com o Movimento Espírita.



A Reunião da Mocidade Espírita Caravana de Luz acontece todos os sábados, a partir das 17h [8]. Das 17h às 17h30, temos a integração e das 17h30 às 18h30, os estudos. Nestes tempos pandêmicos, temos nos reunido virtualmente, pelo Google Meet. Assim, em vez de irmos até a Fraternidade Espírita Caravana de Luz e lá somarmos às nossas vibrações as vibrações da Espiritualidade Maior, a Espiritualidade Maior é que tem ido até as nossas casas e, em uma grande corrente do bem, fazemos a nossa reunião!


Por fim, gostaria de lembrar a todos os pais e a todas as mães que são responsáveis pela formação moral dos filhos e das filhas que Deus confiou a vocês. A questão 208, de O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria), assevera: “os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação” e a questão 582 diz que a paternidade é uma missão: “Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem”.


“Ó espíritas! compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem estar futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?” [9].


Por isso, eu convido você – pai e mãe – a conduzir seu filho e sua filha até a Mocidade!


Por isso, eu convido você – adolescente, jovem adulto e adulto jovem – a participar da Mocidade Espírita Caravana de Luz! Venha conhecer o trabalho! Esperamos você! Acesse aqui!



[1] Lucas 10,20 – "Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus."

[2] Estreitamento de laços afetivos, entre corações que nos são muito caros, em um ambiente fraterno e saudável.

[3] A Mocidade pode despertar nos jovens a vontade de participarem de outras reuniões da Casa Espírita, como as reuniões de formação do trabalhador espírita e as reuniões de formação mediúnica (https://www.caravanadeluz.org.br/reunioes).

[4] São várias as tarefas: visita fraterna a asilos e creches; campanha do quilo; comissão de estudos; comissão de música/integração; teatro; Evangelização – seja como evangelizador/a ou monitor/a; biblioteca; livraria; participação e organização de encontros/cursos vários – Encontro da Família, Encontro da Juventude, Cine-debate, Cursos de liderança, Cursos de aprimoramento do trabalhador espírita.

[5] Perguntas que Kardec nos faz em O Livro dos Médiuns, primeira parte, capítulo I, item 4.

[6] As Obras Básicas, codificadas por Allan Kardec (peça todas as Obras em nossa livraria): O Livro dos Espíritos (1857); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho segundo o Espiritismo (1864); O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).

[7] João 8,32 – "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

[8] Há 34 anos, a Juventude se reúne aos sábados. Julgamos que é importante que você saiba que a Reunião de Mocidade tem a mesma idade que a nossa Fraternidade Espírita Caravana de Luz (o que demonstra o quanto a Mocidade é importante para a nossa Instituição). Passados esses anos, muitos de nós, integrantes da Mocidade, estamos em vários trabalhos na Casa, com os corações entrelaçados aos amigos e às amigas que fizemos e irmanados à Espiritualidade amiga, sob as bênçãos de nosso Mestre Jesus.

[9] KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo (peça em nossa livraria). Capítulo XIV – Honrai a vosso pai e a vossa mãe, item 9.




#CaravanaDeLuzEditora; #DiaMundialdaJuventude; #ReuniãodeMocidade; #MocidadeEspírita; #educaçãodejovensespíritas; #educaçãodejovens; #DoutrinaEspírita; #espiritismo; #jovensespíritas; #mocidade; #jovens; #adolescente; #jovemadulto; #adultojovem; #juventude; #papeldospais; #educaçãomoral; #educaçãoemtemposdepandemia; #vivênciadareligiosidade; #religiosidade; #exercíciodoamor; #amor; #trabalho; #trabalhonobem; #mocidadeespíritaCaravanadeLuz; #CasaEspírita; #FraternidadeEspíritaCaravanadeLuz; #FECL; #ProgramadeEstudosdaMocidade; #MovimentoEspírita;