Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

Mediunidade e Ciência

Por André Azevedo

A mediunidade é fanal de bênçãos através do qual a Providência se utiliza para o aprimoramento moral e intelectual da criatura humana. Com ela as sombras da ignorância se dissipam, abrindo nossa visão para novos horizontes de entendimento... Através dela, angústias são consoladas ante o esclarecimento e o amparo, lágrimas são estancadas, litígios sanados, perturbações de variada ordem encontram paz e sossego...” Walter Barreiros – Cap.: A cerca da Mediunidade – Receitas de Amor e Paz.


"Não digo que isto é possível; digo: isto é real!" William Crookes (1832-1919)



Em junho de 1832, nascia no Reino Unido, William Crookes, um dos maiores químicos do século XIX. Físico e químico renomado, foi dedicado cientista, membro do “The Royal Society”, a Real Academia de Ciências de Londres. Aplicado e perseverante em suas pesquisas, nos campos em que atuava, abalou o mundo científico de sua época, comprovando cientificamente a continuidade da existência da alma, após a morte do corpo físico. Diante da série de fenômenos mediúnicos extraordinários surgidos em todo o mundo, desde a codificação do Espiritismo, o cientista decidiu que a ciência oficial tinha o dever de pesquisar as ocorrências. Sua intenção era apurar os fatos cientificamente, comprovando a fraude ou a veracidade dos fenômenos. Com esse objetivo, pesquisou a mediunidade de materialização, utilizando-se de todo rigor científico possível para a época.


Mediunidade classificada como de efeitos físicos, a materialização é fenômeno que possibilita ao espírito desencarnado, mostrar-se visível, e até tangível, a todos os presentes, graças à doação de ectoplasma por parte do médium.


Procurado pela médium Florence Cook, que se ofereceu para as pesquisas científicas, trabalhou incansavelmente de 1870 a 1874, nas materializações do espírito Katie King, no laboratório montado em sua residência. O cientista Crookes analisou as manifestações, pesou e fotografou o espírito materializado, controlando, com rigor, as ações da médium em estudo, durante o fenômeno. Todos os relatos dessa experiência encontram-se na obra “Fatos Espíritas” (peça em nossa livraria), publicado em 1874.


Ao comprovar a veracidade dos fenômenos mediúnicos, trazendo suas conclusões a público, enfrentou as hostilidades dos companheiros da ciência oficial vigente. Comentando essa questão, escreve Arthur Conan Doyle, no capítulo XI, da obra História do Espiritismo (peça em nossa livraria): Publicando o seu relatório, Crookes anexou as cartas nas quais pedia a Stokes, Secretário da Sociedade Real, que viesse ver as coisas com os próprios olhos. Recusando-o, Stokes colocou-se exatamente na mesma posição daqueles cardeais que não quiseram ver as luas de Júpiter pelo telescópio de Galileu. Defrontando um fato novo, a ciência material se mostrou tão fanática quanto a teologia medieval.”


Durante quase quatro anos, William Crookes, comprometido com a verdade e com a verdadeira ciência, e contando com a colaboração e, por vezes, sacrifícios, da jovem médium Florence Cook, inaugura o período científico da Doutrina Espírita. Ao comemorarmos 187 anos de seu nascimento, felicitamos o nobre cientista e todos os médiuns que trabalharam e trabalham na causa da vivência da mediunidade com Jesus. Walter Barreiros encerra o capítulo Perante a Mediunidade, da obra Receitas de Amor e Paz, com o esclarecimento: Trabalhar, portanto, na mediunidade, é trabalhar com Jesus. E quem labora com o Divino Mestre, doando, de si mesmo, a quota de sinceridade e serviço de que disponha, no curso da vida, estará, sobretudo, clareando os rumos, a fim de que nossa vanguarda seja lume santificado a todos que buscarem a trilha de nossas pequenas realizações.”




#mediunidade; #ciencia; #ReceitasDeAmorEPaz; #SerieReceitas; #CaravanaDeLuzEditora; #WilliamCrookes; #Crookes; #fisico; #quimico; #ReinoUnido; #TheRoyalSociety; #RealAcademiaDeCienciasDeLondres; #Londres; #mundoCientifico; #existenciaDaAlma; #alma; #imortalidadeDaAlma; #imortalidade; #espirito; #morte; #corpoFisico; #corpo; #fenomenosMediunicos; #extraordinario; #espiritismo; #DoutrinaEspirita; #mediunidadeDeMaterializacao; #Materializacao; #efeitosFisicos; #espiritoDesencarnado; #desencarnação; #ectoplasma; #medium; #mediuns; #mediunidadeComJesus; #Jesus; #trabalhoMediunico; #trabalho; #servir; #mediumFlorenceCook; #FlorenceCook; #pesquisasCientificas; #espiritoKatieKing; #FatosEspiritas; #obraFatosEspiritas; #ArthurConanDoyle; #obraHistoriaDoEspiritismo; #HistoriaDoEspiritismo;

COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho