top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará!

Pela Equipe de Comunicação e Marketing

"A vida na Terra, diante da imortalidade, torna-se para nós curta demais e é através das ligações que temos com os outros que ela se torna mais rica. Ao chegarmos ao final da jornada terrena, o que realmente terá importância para nós? (...) O amor e a ligação com a pessoas que consideramos queridas serão a prova de que a nossa vida valeu a pena." Escrevendo Palavras Modificando Conceitos, cap. 32 – Relacionamentos – Angélica, psicografia de Maria Fátima Ferreira de Carvalho.



A expressão "ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará" é uma premissa estudada por Allan Kardec, no capítulo XXV, de O Evangelho segundo o Espiritismo (peça em nossa livraria).


Diz o Codificador, com a ajuda da Espiritualidade Maior, que ela é o princípio da lei do progresso [1], que é filho da lei do trabalho [2]. Esclarece que é análoga à máxima "buscai e achareis" [3] que significa que, em nossos momentos de testemunhos (que se apresentam de muitas formas, por exemplo, nos papéis que adotamos, sejam de filhos, de irmãos, de alunos, de professores, de amigos, de companheiros de ideal, de esposos, de pais, de empregados, de chefes etc.) devemos elevar o nosso pensamento ao Pai Maior, rogando o apoio necessário, para vivermos conforme a sã doutrina [4]. Esclarece-nos, ainda, que o socorro de Deus não dispensa o esforço individual de renovação íntima, nem a busca pela nossa elevação moral e intelectual, e que a melhor proteção que existe é sermos bons [5], nos limites de nossas forças, sendo úteis, todas as vezes que formos solicitados [6], e que, sendo bons, angariamos amigos: amigos encarnados e amigos desencarnados.


No caminho da renovação, podemos contar com o Anjo Guardião, também denominado Espírito Protetor. Aliás, pode-se ver a importância dele em nossas vidas por um simples passar de olhos no índice [7] de O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria), vez que são 33 perguntas sobre ele (questões 489 a 521). O Espírito Protetor é um irmão espiritual, de ordem mais elevada que a nossa, que, por ordem divina, auxilia-nos com seus conselhos, conforta-nos em nossas aflições, levantando o nosso ânimo nas provas da vida. O Espírito Protetor nunca nos abandona, embora possa de nós se afastar, quando percebe que seus conselhos são inúteis, por preferirmos nos aliar à espiritualidade inferior e taparmos os nossos ouvidos às suas palavras. Por isso, também, a importância da vigilância e do bom combate [8], para vencermos as nossas más inclinações.


Para encerrar, neste tempo de isolamento que estamos vivendo (que é um convite não só de reclusão social, mas de reclusão íntima) sugiro o filme "As cinco pessoas que você encontra no céu" (assista logo abaixo), do ano de 2004: Eddie (o ganhador do Oscar John Voight) era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo... E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por 5 pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor ideia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada à outra de formas que muitas vezes não entendemos [9].


Que possamos perceber que “a dedicação do Pai nos cerca os espíritos desde o primeiro dia. Ainda não o conhecíamos e já ele nos amava”[10]. Que sejamos dignos da confiança que o Cristo deposita em nós e que não desdenhemos, através de nossos pensamentos, palavras e atitudes, os títulos de filhos amorosos e a oportunidade singular da reencarnação.



Assista o filme "As cinco pessoas que você encontra no céu":

Ficha técnica

Nome: The Five People You Meet in Heaven (Original)

Tradução: As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu (Original)

País de origem: EUA

Ano de produção: 2004

Direção: Lloyd Kramer

Distribuidora: Alpha Filmes

Duração: 160 minutos

Classificação Indicativa: 14 Anos

Elenco: Jon Voight, Ellen Burstyn, Jeff Daniels, Dagmara Dominczyk, Steven Grayhm, Michael Imperioli e outros.



[1] KARDEC, Allan. Terceira parte. Capítulo VIII. Da Lei do Progresso. In: O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria).

[2] KARDEC, Allan. Terceira parte. Capítulo III. Da Lei do Trabalho. In: O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria).

[3] Mateus 7: 7-11.

[4] Tito 2:1.

[5] "O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem". (KARDEC, Allan. Capítulo XVII. Sede Perfeitos, item 3. In: O Evangelho segundo o Espiritismo (peça em nossa livraria).

[6] KARDEC, Allan. Terceira parte. Capítulo I. Da Lei Divina ou Natural, questão 643. In: O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria).

[7] Em algumas versões, também chamado de "Tábua das matérias".

[8] II Timóteo 4:7.

[10] XAVIER, Francisco Cândido. Capítulo 6: Fidelidade a Deus. In: Boa Nova (peça em nossa livraria). Pelo Espírito Humberto de Campos.





bottom of page