Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

O homem de bem: como conquistarmos a verdadeira felicidade?

Por André Azevedo

“O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade em sua maior pureza. Se interroga a consciência sobre seus próprios atos, pergunta a si mesmo se não violou essa lei; se não fez o mal e se fez todo o bem que podia; se negligenciou voluntariamente uma ocasião de ser útil; se ninguém tem o que reclamar dele; enfim, se fez a outrem tudo o que quereria que se fizesse para com ele.” “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (peça em nossa livraria), cap. XVII – “Sede Perfeitos”, item “O Homem de Bem”.


“Não há progresso possível sem observação atenta de nós mesmos. Necessário vigiar todos os nossos atos impulsivos para chegarmos a saber em que sentido devemos dirigir nossos esforços para nos aperfeiçoarmos. Primeiramente, regular a vida física, reduzir as exigências materiais ao necessário, a fim de garantir a saúde do corpo, instrumento indispensável para o desempenho de nosso papel terrestre. Depois disciplinar as impressões, as emoções, exercitando-nos em dominá-las, em utilizá-las como agentes de nosso aperfeiçoamento moral; aprender principalmente a esquecer, a fazer o sacrifício do eu, a desprender-nos de todo o sentimento de egoísmo. A verdadeira felicidade neste mundo está na proporção do esquecimento próprio.” Léon Denis, na obra “O Problema do Ser, do Destino e da Dor” (peça em nossa livraria), cap. 24 – “A disciplina do pensamento e a reforma do caráter”.



No campo da Filosofia, uma das reflexões mais antigas e importantes da Humanidade diz respeito aos parâmetros éticos que permitem distinguir, no âmbito do comportamento humano, entre o Bem e o mal. Na conceituação apresentada em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, essa distinção se faz a partir da aderência (ou não-aderência) da conduta do espírito à Lei Divina. Desse modo, quando pautamos nossos pensamentos, palavras e ações pelo ideal de justiça, amor e caridade, tal qual ensinado e exemplificado pelo Mestre Jesus, conduzimo-nos pelo caminho do bem. Por outro lado, quando nossos pensamentos, palavras e ações têm fundamento nos velhos atavismos de orgulho e egoísmo que ainda carregamos em nosso íntimo, violamos a Lei Divina e, ao fazê-lo, trilhamos o caminho do mal, que representa a ausência temporária do Bem em nossos corações.


Tendo em vista que a verdadeira felicidade se vincula à vivência do Bem, tanto quanto o sofrimento moral está atrelado à prática do mal, torna-se evidente a conclusão de que, para sermos felizes, é necessário que nos tornemos verdadeiros homens de bem. Naturalmente, na qualidade de espíritos que ora estagiamos na faixa da expiação e da prova, em decorrência de nosso passado culposo e da imperfeição moral que ainda nos caracteriza, não seremos capazes de conquistar, da noite para o dia, todas as virtudes que caracterizam o homem de bem. Trata-se de um processo gradativo no tempo, a estender-se na fieira das múltiplas reencarnações com as quais a Providência Divina nos beneficia. Entretanto, é necessário frisar que a duração desse processo será maior ou menor conforme nossos esforços de transformação interior sejam mais ou menos intensos, de modo que, quanto mais cedo disciplinarmos a nós mesmos, tal como recomenda Léon Denis, mais rapidamente seremos felizes.


O primeiro passo para nos tornarmos homens de bem é buscarmos a iluminação de nossa alma por meio do conhecimento superior, conquistado pelo estudo sério e constante das boas obras. Pensando nisso, a Caravana de Luz Editora conta com a “Coleção Iluminar”, composta por livros de referência que auxiliam no estudo sistematizado das Obras Básicas da Doutrina Espírita. Ficou interessado em potencializar sua iluminação interior? Conheça a obra "Investigando o Livro dos Espíritos - Guia de Estudos Espíritas" e "Evangelho e Parábolas Segundo o Espiritismo - Guia de Estudos Espíritas".




#OHomemDeBem; #AVerdadeiraFelicidade; #felicidade; #VivenciaDoBem; #InvestigandoOLivroDosEspiritos; #OLivroDosEspiritos; #EvangelhoEParabolasSegundoOEspiritismo; #EvangelhoEParabolas; #evangelho; #parabolas; #OEvangelhoSegundoOEspiritismo; #CaracteresDoHomemDeBem; #CaravanaDeLuzEditora; #ColecaoIluminar; #GuiaDeEstudosEspiritas; #espiritismo; #DoutrinaEspirita;

COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho