top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Tolerância

Pela Equipe de Comunicação e Marketing

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Paulo (Colossenses 3,12-13)



No Dia Internacional para a Tolerância, 16 de novembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1996. O objetivo é combater qualquer tipo de preconceito, vez que a ONU entende a tolerância como um caminho para a paz mundial. Em nossa Pátria, comemoramos o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro.


É importante refletirmos, portanto, que o preconceito (opinião ou sentimento concebido sem exame crítico) está presente em nossa sociedade e se manifesta, em nós, de várias formas, em pensamentos, palavras e atitudes revestidos de intolerância e de discriminação com relação ao outro, considerando origem social, raça, gênero, sexualidade, religião, situação sócio-econômica, ainda que a nossa sociedade seja múltipla, plena de cores e de formas.


É fundamental, também, nos recordarmos, a esse título, de duas afirmativas de Jesus. A primeira: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós” (Mateus 7,2). A segunda: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12,30-31).


Afirma a Espiritualidade Maior, em O Livro dos Espíritos [1], questão 793, que uma civilização é reconhecida como completa por seu desenvolvimento moral, ou seja, quando houver “banido os vícios que a desonram e quando vivermos como irmãos, praticando a caridade cristã”. Em outras palavras, em uma sociedade evoluída, não há espaço para a intolerância, nem para o preconceito, muito menos para a discriminação.


Perguntemo-nos: quando estamos diante de nosso irmão ou de nossa irmã, em Jesus Cristo, sabemos acolher as diferenças com respeito, considerando o que o outro sente, pensa, fala, faz? Sabemos conversar, tendo olhos de ver e ouvidos de ouvir? Sabemos promover o fortalecimento dos vínculos de liberdade, de igualdade, de fraternidade, de solidariedade, de justiça e de tolerância (valores que fundamentam as sociedades humanas), de modo que esses irmãos possam se apresentar flexíveis, diante das adversidades da vida? Apresentamo-nos como flexíveis diante dos desafios diários ou nos mostramos inflexíveis? Pensamos nas feridas alheias, com cuidado e carinho, ou as alargamos?


Paulo nos socorre, enumerando características que precisamos desenvolver: misericórdia, benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-nos uns aos outros, a fim de que a palavra de Cristo habite em nós abundantemente.


Assim, “analisa as tuas próprias faltas, contabiliza teus desacertos e assesta a lente de tuas observações e verás que somos aquilo que cultivamos no pretérito, mediante as características das imperfeições que carregamos em nossos mínimos atos. (...) não olvides entender o teu semelhante, dentro dos limites peculiares à sua retidão moral. Ajudando, com amor, estarás ajudando a ti mesmo” [2].


Que a tolerância crística reine em nossos corações!


Aproveite, e leia também, o artigo "Na estrada de Damasco: uma reflexão sobre o fanatismo ideológico" (clique aqui); e, o artigo "A unidade na diversidade: refletindo sobre a tolerância nas relações humanas" (acesse aqui).




[1] KARDEC, Allan. Capítulo 8: Da lei do progresso, questão 793. In: O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria). C

[2] RODRIGUES JR, Adail Sebastião. Capítulo: Indulgência. In: Receitas de luz e Renovação. Por Espíritos diversos.



bottom of page