Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

Sigamos o exemplo do espírito Manoel Philomeno de Miranda

Por Angelina Freitas

Há 143 anos nascia, em Conde, no estado da Bahia, o trabalhador fiel do Cristo e da Doutrina Espírita, Manoel Philomeno de Miranda (14/07/1942). Conheceu o Espiritismo em 1914, ao ser curado de uma enfermidade pertinaz com passes e água fluidificada pelo médium Saturnino Favila, na cidade de Alagoinhas (BA). Logo depois foi a Salvador, onde conheceu José Petitinga [1], que o convidou a frequentar a União Espírita Baiana. Iniciou nessa instituição o estudo e a prática do Espiritismo, vindo a se tornar um dos mais firmes adeptos de seus ensinamentos.


Praticando o bom senso iluminado pelas luzes da Doutrina Espírita, visitava as instituições espíritas de seu estado, procurando soluções sensatas às dificuldades apresentadas pelas mesmas. Foi discípulo leal de Petitinga [1], a quem sucedeu como Presidente da Federativa Baiana, por ocasião de seu desencarne em março de 1939. Trabalhou na área administrativa da instituição com dedicação e zelo e empenhava-se nos serviços da caridade cristã.


Tornou-se um hábil e generoso doutrinador, sendo grande estudioso das questões da mediunidade e da obsessão/desobsessão, assuntos abordados em seus múltiplos aspectos na obra COM QUEM TU ANDAS [2] (peça em nossa livraria) , de autoria de renomados autores espíritas como Hermínio Miranda, Jorge Andréa e Suely Caldas Schubert e publicado pela Caravana de Luz Editora.


Após seu desencarne em julho de 1942, o Espírito Manoel Philomeno de Miranda ampliou seus estudos sobre tais questões no plano espiritual e, a partir de 1970, iniciou um trabalho psicográfico com o médium Divaldo Pereira Franco. Ditou obras como: Bastidores da obsessão (peça em nossa livraria) , Grilhões partidos (peça em nossa livraria) , Nas fronteiras da loucura (peça em nossa livraria) , Trilhas da libertação (peça em nossa livraria) , Sexo e obsessão e Mediunidade: Desafios e Bênçãos (peça em nossa livraria) , dentre outros. Trechos dessas obras são citados como referências no livro SONDANDO O EXTRAORDINÁRIO EM O LIVRO DOS MÉDIUNS [3] (peça em nossa livraria) , da Caravana de Luz Editora, que nos apresenta um acervo de detalhamentos de temas presentes em O Livro dos Médiuns (peça em nossa livraria) , para todos que desejam aprofundar os estudos em tais assuntos.


Na vasta experiência obtida nos planos físico e espiritual, adquiriu grande conhecimento das técnicas de libertação das consciências agrilhoadas ao ódio e à perversidade. Por meio de diálogos consistentes e temperados com o mais puro amor ao próximo necessitado de esclarecimento, Manoel Philomeno de Miranda encaminhou muitas almas infelizes às veredas do bem. De voz suave e profunda, suas palavras encantavam e envolviam. Seu trabalho de amor incondicional fez dele um verdadeiro discípulo de Kardec e um legítimo espírita.



[1] José Florentino de Sena (1866-1939), mais conhecido como José Petitinga, foi um jornalista, poeta, contador brasileiro, reconhecido como um dos precursores do Espiritismo na Bahia.

[2] Compilação de simpósio realizado em 1987 com o tema Obsessão e Desobsessão. O evento foi realizado no formato de mesa redonda, tendo como mediador José Martins Peralva e como debatedores os destacados autores espíritas Hermínio Miranda, Jorge Andrea e Suely Schubert. Em perguntas e respostas, o livro aborda: obsessor, obsidiado, tipos e causas das obsessões, tratamento e reuniões de desobsessão, autismo.

[3] Com o objetivo de facilitar o conhecimento dos temas abordados na segunda obra básica do pentateuco kardequiano, este trabalho oferece detalhado estudo referente à obra O Livro dos Médiuns (peça em nossa livraria) , na qual Allan Kardec explora o conhecimento apresentado pela espiritualidade em torno da mediunidade, em suas diversas características e dimensões. Integra a coleção Iluminar, composta pelas obras: Evangelho e parábolas segundo o espiritismo, Investigando o livro dos espíritos e Sondando o extraordinário em o livro dos médiuns.




#CaravanaDeLuzEditora; #ManoelPhilomenoDeMiranda; #espiritoManoelPhilomeno; #espiritismo; #DoutrinaEspirita; #DiscipuloDeKardec; #espirita; #LegitimoEspirita; #AmorIncondicional; #AmorAoProximo; #amor; #UniaoEspiritaBaiana; #FederacaoEspiritaDoEstadoDaBaia; #caridade; #doutrinador; #mediunidade; #obsessao; #desobsessao; #ComQuemTuAndas; #BastidoresDaObsessao; #GrilhoesPartidos; #NasFronteirasDaLoucura; #TrilhasDaLibertacao; #SexoEObsessaoEMediunidade; #SondandoOExtraordinarioEmOLivroDosMediuns; #SondandoOExtraordinario; #EmOLivroDosMediuns; #OLivroDosMédiuns; #ObrasBasicasDoutrinaEspirita; #ObrasBasicasEspiritismo; #AllanKardec; #Kardec; #PlanoEspiritual; #PlanoFisico;

COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho