top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Dia Mundial da Educação

Pela Equipe de Comunicação e Marketing


“Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento. Instruí-vos, eis o segundo."

[1] – O Espírito da Verdade


“A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento. (...) Esperamos que ele (o estudo de O Livro dos Espíritos) tenha outro resultado, o de guiar os homens que desejem esclarecer-se, mostrando-lhes, nesses estudos, um fim grandioso e sublime: o do progresso individual e social e o de lhes indicar o caminho a seguir para o alcançar." [2] – Kardec



O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo."

[3] – André Luiz



Alerta-nos o Codificador quanto à seriedade do estudo da Doutrina Espírita: “Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma outra ciência, ser aprendido a brincar[4]. E ressalta que, mais que estudar, é fundamental vivenciarmos cada ensinamento, pois "ao Espírito cumpre progredir em ciência e em moral” [5].


Comemorando em 28 de abril, mais um DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO, reflexionemos acerca da importância das reuniões de estudo ofertadas nas Casas Espíritas, para a divulgação dos postulados da Doutrina.


A Fraternidade Espírita Caravana de Luz (FECL) oferece reuniões de estudo de caráter público e privado [6], sempre zelando pela fidelidade aos princípios evangélicos estabelecidos por Jesus e aos ensinamentos da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec. A Casa realiza, atualmente no formato online, reuniões de estudos públicos às sextas e aos sábados, para atender adultos e jovens.


Para os pequenos e jovens, dos três aos quatorze anos, realizávamos aos sábados, das 14:30 às 16:00, a Evangelização infantojuvenil. As crianças são divididas em ciclos, conforme a faixa etária, com o objetivo de facilitar a adaptação dos conhecimentos ao entendimento das crianças e jovens. As programações e os planos de aulas dessa tarefa têm como base a publicação da Caravana de Luz Editora: “Evangelizar à luz do Espiritismo[7], obra cuja finalidade é orientar o trabalho de Evangelização e facilitar a tarefa do evangelizador espírita, oferecendo uma perspectiva fiel aos princípios evangélico-doutrinários. Enquanto os alunos da Evangelização estavam em aula, seus pais/responsáveis assistiam a um estudo expositivo. O programa da reunião de pais contempla temas evangélicos, bem como outros voltados para os desafios da educação de filhos e da convivência familiar, à luz da Doutrina Espírita. Desde março de 2020, devido à pandemia da Covid-19, ambas as tarefas se encontram suspensas, na forma presencial. Para suprir as necessidades da educação moral em família, de nossas crianças, a Fraternidade Espírita Caravana de Luz (FECL), através do BLOG tem fornecido um conteúdo valioso para os pais evangelizarem seus filhos em casa. Em artigo recente, intitulado “Parabéns para você”, a equipe de evangelização ensina como celebrar a vida em família, através da celebração de um aniversário. Vale a pena conferir!


Nas tardes dos sábados, a Casa realiza uma reunião pública para jovens, a partir dos quinze anos, que segue uma programação de temas voltados para atender às necessidades dessa faixa etária. O objetivo do trabalho é levar ao jovem a Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus, com vistas à sua iluminação e reforma íntima. Desde março de 2020, as reuniões estão sendo realizadas pelo Google Meet, por meio do link: https://meet.google.com/oxn-cgsr-bse. A sala é aberta, às 17h, com temáticas importantes que esclarecem e contribuem muito com o desenvolvimento espiritual e moral dos jovens.



Nas noites de sextas-feiras, é realizado um estudo expositivo, aberto ao público externo, que contempla temas evangélicos à luz do Espiritismo, que possibilitam um maior entendimento dos acontecimentos da vida, a partir das 20:00. Com a impossibilidade de reunião presencial pelas medidas sanitárias implementadas desde 2020, o estudo está ocorrendo no Google Meet pelo link: https://meet.google.com/tcm-durw-bfu, sendo a sala de estudos aberta a partir das 19:45.


Se o participante dessa reunião se afinizar com os propósitos da Casa e quiser aprofundar os conhecimentos evangélico-doutrinários, poderá se inscrever, para participar da Reunião de Iniciação à Doutrina Espírita (IDE). Essa reunião tem duração de 5 meses, com início em agosto. Seu programa contempla o estudo da obra "O que é o Espiritismo", de Allan Kardec. Atendendo à participação exigida, o companheiro poderá completar seus estudos nas reuniões subsequentes, que são de caráter privativo.


A Fraternidade Espírita Caravana de Luz conta com duas linhas de formação que o integrante poderá escolher. A primeira opção consiste em participar da formação do Trabalhador Espírita, que se inicia pela reunião de Iniciação à Doutrina Espírita e continua em três etapas, que serão cumpridas nas "Reuniões de Formação do Trabalhador Espírita I, II e III". A segunda opção consiste em cumprir o programa de Educação da Mediunidade, que é contemplado nas "Reuniões de Formação Mediúnica I, II, III e IV", após terem sido concluídos os programas das reuniões de "Iniciação à Doutrina Espírita" e "Formação de Trabalhador Espírita I e II". Nestas reuniões são estudadas todas as obras do Pentateuco Kardequiano [8], de forma sistematizada e aprofundada, e algumas obras subsidiárias confiáveis, apresentadas aos participantes das reuniões em programações previamente estabelecidas. Atualmente todas as reuniões acontecem de forma remota.


E, para melhor compreensão dos temas, o braço editorial da Casa, a Caravana de Luz Editora, publicou, até o momento, três Guias de Estudos Espíritas daColeção Iluminar” [9], que oferecem um rico acervo de detalhamentos de estudos referentes às Obras Básicas: “O Livro dos Espíritos, "O Livro dos Médiuns" e “O Evangelho segundo o Espiritismo”.


Diante desse manancial de conhecimentos evangélico-doutrinários, reflexionemos na alertiva do Espírito Emmanuel: “Não alcançaremos a libertação verdadeira sem abolir o cativeiro da ignorância do reino do espírito. Quem aspire a entesourar os valores da própria emancipação íntima, à frente do universo e da vida, deve e precisa estudar[10].



[1] KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo (peça em nossa livraria). Capítulo VI – O Cristo Consolador. Item 5.

[2] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria). Introdução, item XVII.

[3] XAVIER,Francisco Cândido. Capítulo 43: Problemas pessoais. In: Agenda Cristã (peça em nossa livraria). Pelo Espírito André Luiz.

[4] KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns (peça em nossa livraria). Primeira Parte. Capítulo 3: Do Método.

[5] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 192.

[7] CARVALHO, Maria Fátima Ferreira de. In: Evangelizar à Luz do Espiritismo - Orientação e Programas de Aulas Infantojuvenis. Publicação da Caravana de Luz Editora.

[8] Pentateuco Kardequiano (peça todas as Obras em nossa livraria): O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).

[10] XAVIER, Francisco Cândido. Capítulo: Na Escola da Alma. In: Estude e Viva (peça em nossa livraria). Pelo Espírito Emmanuel.




#CaravanaDeLuzEditora; #DiaMundialdaEducação; #educaçãodoser; #FECL; #CentroEspírita; #evangelizaçãodacriança; #evangelizaçãodosjovens; #evangelização; #papeldospais; #educação; #educaçãodefilhos; #iluminaçãodoser; #estudoeevangelho; #estudo; #evangelho; #princípiosevangélicos; #evangelhonolar; #DoutrinaEspírita; #espiritismo; #AllanKardec; #educaçãomoral; #educaçãoreligiosa; #evangelhodeJesus; #reuniõesdeestudo; #progressoespiritual; #progresso; #adultos; #jovens; #crianças; #Evangelizaçãoinfantojuvenil; #aulasinfantojuvenis; #livroEvangelizaràluzdoEspiritismo; #ReuniãodeIniciaçãoDoutrinaEspírita; #IDE; #FormaçãodoTrabalhadorEspírita;#TrabalhadorEspírita; #FormaçãoMediúnica; #PentateucoKardequiano; #OLivrodosEspíritos; #OLivrodosMédiuns; #OEvangelhosegundooEspiritismo; #OCéueoInferno; #AGênese; #ColeçãoIluminar;

bottom of page