top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Dia das Crianças e o papel do espírita na educação do Espírito Imortal reencarnado

Pela Equipe de Comunicação e Marketing

Caravana de Luz Editora: O papel do espírita na educação do Espírito Imortal.

“Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.” Jesus (Lucas 18: 16)



Jesus, no versículo acima, ressalta as principais características encontradas nas crianças, quais sejam: a pureza de coração, a humildade e a simplicidade, as quais, uma vez conquistadas por nós, espíritos imortais, serão o alicerce para a construção do Reino de Deus em nós.


Em 12 de outubro, comemoramos o “Dia das Crianças”, momento no qual vários setores da sociedade dedicam todo o mês a homenageá-las de diversas formas. Mas o que significa o período infantil para o espírito imortal? “É um período de repouso do Espírito”, afirmam os benfeitores a Kardec, em resposta à questão 382 de “O Livro dos Espíritos” (peça em nossa livraria). Tal repouso diz respeito às manifestações do espírito na presente existência, quanto às conquistas já adquiridas e às imperfeições a burilar. E, na questão subsequente, os benfeitores nos esclarecem que “encarnando com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.”


Conscientes dessa verdade, devemos nos comprometer com a missão de auxiliar na educação das crianças com as quais convivemos, seja na parentela física direta, seja em sociedade, já que esse é o período em que o espírito está mais aberto ao aprendizado de novos valores. Atualmente, preocupamo-nos demasiadamente com a educação formal, que prepara a criança para as questões do mundo material, e nos esquecemos da educação moral, que constitui a base do processo do aperfeiçoamento espiritual.


Alerta-nos o Espírito Sandro, no capítulo “A criança” da obraReceitas de luz e Renovação”: “Educar para o mundo, sim; construir, sobretudo, a consciência infantil para auxiliar na edificação de um mundo melhor, sempre!


Assim sendo, refleti, meus amados filhos, na importância do entendimento dos pequeninos acerca de Deus, porquanto toda criança que nasce e cresce distante das bênçãos da noção sobre Paternidade Divina permanece órfã, recebendo da vida tão somente enganos e desgostos, queda e dor.


A Doutrina Espírita se destaca por nos orientar dentro dos desígnios simples do Evangelho de Jesus. Espiritismo revivendo o Cristianismo Puro.”


Para educar crianças e jovens na compreensão do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita, nossa Casa, a Fraternidade Espírita Caravana de Luz, oferece aos sábados uma escola espírita de evangelização infantojuvenil com programas sequenciados. Os evangelizandos são divididos por faixa etária e recebem aulas adaptadas ao seu grau de compreensão. São conceitos da moral cristã fundamentais ao enfrentamento, com equilíbrio e harmonia, das vicissitudes da vida.


E para facilitar a tarefa do evangelizador espírita, oferecendo uma perspectiva fiel aos princípios evangélico-doutrinários, publicamos a obra Evangelizar à Luz do Espiritismo: Orientação e Programas de Aulas Infantojuvenis”.


Reflexionemos na alertiva de Sandro: “Toda criança é um plano da Excelsa Providência no mun­do, e, invariavelmente, toda criança que cai nas malhas do erro e do crime, quando atinge a juventude, estará retratando a dis­plicência de nossos cuidados incompletos para com ela. Educai a criança! Transformai-a, portanto, numa criança espírita!”.




bottom of page