Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

Dia Nacional da Leitura e Dia das Crianças

Por Angelina Freitas


O Dia Nacional da Leitura é celebrado em 12 de outubro, que também é o Dia das Crianças. Duas comemorações que se unem no objetivo de ressaltar, junto à sociedade brasileira, a importância do cultivo do amor pelos livros desde a mais tenra idade.


E qual a razão de incentivarmos crianças e jovens a lerem bons livros, principalmente de cunho evangélico-doutrinário? Os livros instruem, esclarecem a mente e ampliam os horizontes daqueles que fazem, da leitura, um hábito saudável. E os livros espíritas apresentam conceitos ético-morais imprescindíveis à formação de um caráter ilibado.


Quem é a criança, na visão espírita, senão um Espírito imortal em recomeço de trajetória rumo à evolução? E é a infância o período mais propício para a construção dos alicerces do programa de renovação espiritual, segundo resposta dos benfeitores à questão de Kardec em O LIVRO DOS ESPÍRITOS (peça em nossa livraria): “Os Espíritos só entram na vida corporal para se aperfeiçoarem, para se melhorarem. A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores. Tal é o dever que Deus impôs aos pais, missão sagrada de que terão de dar contas” [1].


Em função dessa maleabilidade do espírito infantil, é imprescindível o esforço dos pais junto à prole na tarefa da educação, pois segundo Emmanuel [2]: “A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter”.


E para auxiliar os genitores, a Fraternidade Espírita Caravana de Luz oferece às crianças e jovens a evangelização espírita e a mocidade. Em tempos de pandemia de COVID -19, temos a reunião para jovens ocorrendo pelo Google Meet [3] com temáticas importantes ao esclarecimento do público jovem. A evangelização para crianças, que está suspensa no formato presencial, vem recebendo um incentivo para ser desenvolvida pelos pais em seus lares, por meio de dicas valiosas postadas no site da Fraternidade Espírita Caravana de Luz (www.caravanadeluz.org.br). Nos artigos do blog, aprendemos a diferenciar o necessário do supérfluo por meio de conteúdos da série consumismo [4] e encontramos 6 dicas para intensificar os hábitos espirituais da família [5], práticas tão importantes em tempos de pandemia.


Encontraremos, também, um post intitulado: “O lar é academia da alma, vamos nos exercitar? ” [6] contendo orientações acerca da prática do culto do Evangelho no lar. Representando momento sagrado de encontro das almas reunidas em família, com o Evangelho do Cristo e com a Doutrina Espírita é oportunidade bendita de recebermos o Mestre Jesus em nosso lar. [7]. E se buscamos roteiro seguro para essa realização, é fundamental adquirirmos o livro EVANGELIZAR À LUZ DO ESPIRITISMO [8], que tem por finalidade facilitar a tarefa daqueles que evangelizam o público infantojuvenil, sejam os pais ou evangelizadores da casa espírita, oferecendo uma perspectiva fiel aos princípios evangélico-doutrinários.


Para presentearmos nossos pequenos no mês de comemorações tão significativas, lembremo-nos das publicações espíritas infantojuvenis [9], que poderão ser lidas, discutidas e estudadas em momentos de lazer em família e nos instantes da realização do culto do Evangelho no lar. Tal atitude cristã e bom exemplo dos pais no lar, edificarão o clima de paz, harmonia e equilíbrio que tanto almejamos.




[1] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 385.

[2] XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador (peça em nossa livraria), pelo Espírito Emmanuel. Questão 110.

[3] Reunião de mocidade todo sábado de 17:15 às 18:30 - CLIQUE AQUI

[4] Artigo "Necessário ou supérfluo?", da Série o Consumismo, da Fraternidade Espírita Caravana de Luz.

[5] Artigo "Hábito espirituais em família: Vamos intensificar?", da Série Evangelizar em Casa, da Fraternidade Espírita Caravana de Luz.

[6] Artigo "O lar é academia da alma: Vamos nos exercitar?", da Série Evangelizar em Casa, da Fraternidade Espírita Caravana de Luz.

[7] “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles.” Jesus, Mateus 18,20

[8] CARVALHO, Maria Fátima Ferreira de. Evangelizar à Luz do Espiritismo - Orientação e Programas de Aulas Infantojuvenis. Publicação da Caravana de Luz Editora.

[9] Livros espíritas infantojuvenis (peça em nossa livraria): A Casa de Dois Mundos – Heleuse Rousie – Caravana de Luz Editora; A vida fala I, II e III – Neio Lúcio – FEB; É hora do Culto (peça em nossa livraria) – Marcelo de Oliveira Orsini – INEDE; E para o resto da vida (peça em nossa livraria) – Wallace Leal Rodrigues – O Clarim; Jesus no Lar (peça em nossa livraria) – Neio Lúcio – FEB.




#DiaNacionalDaLeitura; #DiaDasCrianças; #LivrosEspíritas; #LivroEspírita; #LivroInfantoJuvenilEspírita; #LivroInfantilEspírita; #DoutrinaEspírita; #espiritismo; #infância; #juventude; #evangelizaçãodacriança; #evangelizaçãoespírita; #cultodoevangelhonolar; #evangelhonolar; #EvangelizarALuzDoEspiritismo; #ACasaDeDoisMundos; #CaravanaDeLuzEditora;

COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho