top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Sigamos o exemplo do espírito Manoel Philomeno de Miranda

Pela Equipe de Comunicação e Marketing


Há 143 anos nascia, em Conde, no estado da Bahia, o trabalhador fiel do Cristo e da Doutrina Espírita, Manoel Philomeno de Miranda (14/07/1942). Conheceu o Espiritismo em 1914, ao ser curado de uma enfermidade pertinaz com passes e água fluidificada pelo médium Saturnino Favila, na cidade de Alagoinhas (BA). Logo depois foi a Salvador, onde conheceu José Petitinga [1], que o convidou a frequentar a União Espírita Baiana. Iniciou nessa instituição o estudo e a prática do Espiritismo, vindo a se tornar um dos mais firmes adeptos de seus ensinamentos.


Praticando o bom senso iluminado pelas luzes da Doutrina Espírita, visitava as instituições espíritas de seu estado, procurando soluções sensatas às dificuldades apresentadas pelas mesmas. Foi discípulo leal de Petitinga [1], a quem sucedeu como Presidente da Federativa Baiana, por ocasião de seu desencarne em março de 1939. Trabalhou na área administrativa da instituição com dedicação e zelo e empenhava-se nos serviços da caridade cristã.


Tornou-se um hábil e generoso doutrinador, sendo grande estudioso das questões da mediunidade e da obsessão/desobsessão, assuntos abordados em seus múltiplos aspectos na obra Com quem tu andas? [2] (peça em nossa livraria) , de autoria de renomados autores espíritas como Hermínio Miranda, Jorge Andréa e Suely Caldas Schubert e publicado pela Caravana de Luz Editora.


Após seu desencarne em julho de 1942, o Espírito Manoel Philomeno de Miranda ampliou seus estudos sobre tais questões no plano espiritual e, a partir de 1970, iniciou um trabalho psicográfico com o médium Divaldo Pereira Franco. Ditou obras como: Bastidores da obsessão (peça em nossa livraria), Grilhões partidos (peça em nossa livraria), Nas fronteiras da loucura (peça em nossa livraria), Trilhas da libertação (peça em nossa livraria), Sexo e obsessão e Mediunidade: Desafios e Bênçãos (peça em nossa livraria), dentre outros. Trechos dessas obras são citados como referências no livro Sondando o Extraordinário em o Livro dos Médiuns [3] (peça em nossa livraria), da Caravana de Luz Editora, que nos apresenta um acervo de detalhamentos de temas presentes em O Livro dos Médiuns (peça em nossa livraria), para todos que desejam aprofundar os estudos em tais assuntos.


Na vasta experiência obtida nos planos físico e espiritual, adquiriu grande conhecimento das técnicas de libertação das consciências agrilhoadas ao ódio e à perversidade. Por meio de diálogos consistentes e temperados com o mais puro amor ao próximo necessitado de esclarecimento, Manoel Philomeno de Miranda encaminhou muitas almas infelizes às veredas do bem. De voz suave e profunda, suas palavras encantavam e envolviam. Seu trabalho de amor incondicional fez dele um verdadeiro discípulo de Kardec e um legítimo espírita.



[1] José Florentino de Sena (1866-1939), mais conhecido como José Petitinga, foi um jornalista, poeta, contador brasileiro, reconhecido como um dos precursores do Espiritismo na Bahia.

[2] Compilação de simpósio realizado em 1987 com o tema Obsessão e Desobsessão. O evento foi realizado no formato de mesa redonda, tendo como mediador José Martins Peralva e como debatedores os destacados autores espíritas Hermínio Miranda, Jorge Andrea e Suely Schubert. Em perguntas e respostas, o livro aborda: obsessor, obsidiado, tipos e causas das obsessões, tratamento e reuniões de desobsessão, autismo.

[3] Com o objetivo de facilitar o conhecimento dos temas abordados na segunda obra básica do pentateuco kardequiano, este trabalho oferece detalhado estudo referente à obra O Livro dos Médiuns (peça em nossa livraria), na qual Allan Kardec explora o conhecimento apresentado pela espiritualidade em torno da mediunidade, em suas diversas características e dimensões. Integra a coleção Iluminar, composta pelas obras: Evangelho e Parábolas Segundo o Espiritismo, Investigando o livro dos espíritos e Sondando o Extraordinário Em o Livro dos Médiuns.




bottom of page