top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

O Homem e o Carnaval

Pela Equipe de Comunicação e Marketing

Campanha em Defesa da Vida: Siga o seu Caminho em Paz

"(...) 'Por que Deus permite a obsessão?' Deus não a permite: está na Lei. O que Ele nos permite é o exercício do livre arbítrio. Por meio das Leis, sabe-se que qualquer ato nosso é um ato que gera responsabilidade. (...) Devemos estar em alerta e vigilantes para com o mundo onde vivemos; não que tenhamos que viver distanciados dele, porque, na verdade, precisamos viver no mundo sem sermos do mundo, mas homens no mundo." Com quem tu andas? Perguntas e respostas sobre obsessão e desobsessão. Trechos das páginas 54 e 58, 2ª edição.



Mais um período de Carnaval se aproxima em nosso País e, com ele, mais uma oportunidade de reflexão e de escolha...


O Carnaval, como cerimônia que evoca a carne, costuma despertar, naqueles que dela participam, a materialidade, a sensualidade, as paixões, o gozo desenfreado dos bens terrenos. Abre portas para excessos de todos os tipos: de drogas lícitas às drogas ilícitas; de prazeres instantâneos a grandes aborrecimentos; do alívio de tensões a enormes compromissos; de símbolo da liberdade sexual às consequências da depravação; da fantasia ao desequilíbrio; de alegrias fugazes a profundas tristezas; de ligações perigosas a vínculos racionalmente não desejados, afinal “tudo o que ligardes na Terra será ligado no céu. E tudo o que desligardes na Terra será desligado no céu” [1].


Diz Pedro Fagundes Azevedo que "de fato, não haveria prejuízo maior, se todos pensassem e brincassem num clima sadio, de legítima confraternização. Infelizmente, porém, a realidade é bem diferente" [2]. Pode ser que, nesses dias carnavalescos, comprometamo-nos com a Lei de Liberdade [3], ao ligarmos o nosso pensamento às aglomerações encarnadas e desencarnadas afins, propiciando aos irmãos das esferas inferiores a possibilidade de continuarem o mesmo gênero de vida que abandonaram na Terra. Não podemos nos esquecer de que somos responsáveis pelos nossos pensamentos e pelas nossas ações [4].


Pergunta Paulo aos Coríntios: "não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" [5}.


Se somos o templo de Deus, é preciso que saibamos viver com e como os homens de nossa época, reportando todos os atos da nossa vida ao Criador, a Ele pedindo proteção e bênção, para que nenhuma de nossas "ações deixe de ser purificada e santificada pela lembrança de Deus" [6].


Assim, que esse tempo de festejos seja oportunidade de estudos [7] e de trabalho com Jesus [8], assim como um espaço de junção com o Pai Maior, através da conexão com aquilo que realmente nos faz bem espiritualmente e que proporciona a verdadeira alegria.



[1] Mateus 8:18

[3] KARDEC, Allan. Terceira parte. Capítulo X. In: O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria).

[4] KARDEC, Allan. Questões 834, 843 e 848. In: O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria).

[5] I Coríntios 3:16

[6] KARDEC, Allan. Capítulo XVII: Sede perfeitos, item 10: O homem no mundo. In: O Evangelho segundo o Espiritismo (peça em nossa livraria).

[7] Com esse propósito, o movimento espírita mineiro oferece vários encontros e palestras no Carnaval





bottom of page