top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Dia Mundial da Saúde e Dia do Silêncio

Pela Equipe de Comunicação e Marketing

Caravana de Luz Editora: Dia Mundial da Saúde e Dia do Silêncio.

Não obstante pequena e leve, a língua é, indubitavelmente, um dos fatores determinantes no destino das criaturas.[1]



Joanna de Ângelis observa que “Na falta de um assunto edificante, ou com indiferença para com ele, utilizam-se de temas negativos, prejudiciais ou sórdidos, envilecendo a própria alma, enxovalhando o próximo e consumindo-se energias valiosas.” [2]


Fofoca, mordacidade, maledicência e difamação são narcóticos da alma, que se torna dependente de tais costumes infelizes e desenvolve a incapacidade de viver sem, gerando campo propício à instalação de quadros obsessivos e da desordem psíquica.


O homem leviano, maledicente, sarcástico, por uma questão de sintonia, atrai ressentimentos, ódios, constrói prisões, cava precipícios sombrios e trevosos para si e para seus semelhantes.


No livro Escrevendo Palavras, Modificando Conceitos, a autora espiritual Angélica, afirma que falar e agir são “forças neutras do universo que exigem controle de impulsos e clareza de raciocínio, discernimento diante da vida e de suas realidades.” [3] e comenta sobre a necessidade da oração, da vigilância, do trabalho e persistência no bem para a conquista efetiva do auto-aprimoramento.


Logo, a medida cautelar que todo aprendiz do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita deve adotar é: Na intimidade do ser, no ambiente doméstico, na convivência social e no desenvolvimento das atividades espirituais, busquemos o silêncio ativo que nos faculta a sintonia com os Planos Superiores da Vida Imortal.


Também a queixa e a reclamação são hábitos nefastos, a princípio sem gravidade, que se instalam pouco a pouco no psiquismo e que se tornam prejudiciais à evolução do espírito. “Instala-se, esse vício, fixando-se no comportamento, que se torna azedo e desagradável, ao mesmo tempo em que fomenta distonias íntimas, neuroses, abrindo campo para que se originem diversas enfermidades.” [4]


Fala-nos Joanna de Ângelis sobre “hipertrofia da esperança e do otimismo”, porque este mal desvia o homem do seu foco, do seu objetivo de vida, de seus propósitos de crescimento espiritual e Emmanuel é enfático ao completar que “A queixa não atende à realização cristã, em parte alguma, e complica todos os problemas. Lembra-te de que se lhe deres a língua, conduzir-te-á à ociosidade, e, se lhe deres os ouvidos, te encaminhará à perturbação.” [5]


Inteligente é o homem ponderado, reflexivo, criterioso, sensato que fala e age com prudência, bom senso, juízo, reflexão e cautela quando convidado a equacionar sobre determinado fato ou uma determinada situação pessoal, familiar, social, política ou religiosa.


O homem inteligente é, segundo o padrão de Jesus, aquele que, sendo grande, sabe apequenar-se para ajudar aos que caminham em sub-nível, consagrando-se ao bem dos outros, para que os outros lhe partilhem a ascensão para Deus.[6]



[1] XAVIER, Francisco Cândido. Capítulo: A língua. In: Apostilas da Vida (peça em nossa livraria). Pelo Espírito André Luiz.

[2] Franco, Divaldo Pereira. Capítulo: O silêncio necessário. In: Momentos de Coragem (peça em nossa livraria). Pelo Espírito Joanna de Ângelis.

[3] CARVALHO, Maria Fátima Ferreira de. Capítulo: O falar e o agir. In: Escrevendo Palavras Modificando Conceitos (adquira agora). Pelo Espírito Angélica. Belo Horizonte: Caravana de Luz Editora, 2011.

[4] FRANCO, Divaldo Pereira. Capítulo 37: Reclamações e queixas. In: Episódios Diários (peça em nossa livraria). Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Editora: LEAL.

[5] XAVIER, Francisco Cândido. Capítulo 118: Queixas. In: Vinha de Luz (peça em nossa livraria). Pelo Espírito Emmanuel.

[6] XAVIER, Francisco Cândido. Capítulo.36: O homem inteligente. In: Religião dos Espíritos (peça em nossa livraria). Pelo Espírito Emmanuel.




#CaravanaDeLuzEditora; #DiaMundialDaSaúde; #DiaDaSaúde; #Saúde; #DiaDoSilêncio; #silêncio; #SilêncioAtivo; #sintonia; #SignificadoDoSilêncio; #EscrevendoPalavrasModificandoConceitos; #espíritoAngélica; #AssuntoEdificante; #evolução; #espírito; #AmbienteDoméstico; #lar; #ConvivênciaSocial; #discernimento; #clareza; #oração; #vigilância; #AutoAprimoramento; #VidaImortal; #vida; #evangelho; #DoutrinaEspirita; #espiritismo; #PrudênciaNaFala; #prudência; #CautelaNafala; #cautela; #reflexão; #JuízoNaFala; #juízo; #BomSensoNaFala; #BomSenso; #homem; #HomemInteligente; #inteligêcia; #NarcóticosDaAlma; #NarcóticosDaFala; #língua; #fofoca; #mordacidade; #maledicência; #difamação; #queixas; #lamentações; #reclamação; #obsessão; #QuadrosObsessivos; #DesordemPsíquica;



bottom of page