Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

Resenha do filme “A Cabana”: o reencontro do ser com a Providência Divina

Por André Azevedo

“Toda imperfeição, assim como toda falta dela promanada, traz consigo o próprio castigo nas consequências naturais e inevitáveis. [...] Podendo todo homem libertar-se das imperfeições por efeito da vontade, pode igualmente anular os males consecutivos e assegurar a futura felicidade.”

“O Céu e o Inferno” (peça em nossa livraria), codificado por Allan Kardec, Primeira Parte, Cap. VIII – “As penas futuras segundo o Espiritismo”, item “Código penal da vida futura”.


“Não preciso punir as pessoas pelo pecado. O pecado é, em si, a punição, devorando-te por dentro. Não é meu propósito punir o pecado; é minha alegria curá-lo.” Personagem “Papa” (representação de Deus), no filme “A Cabana” (tradução própria).



No filme “A Cabana”, acompanhamos a história de Mack, um homem cristão que, tendo crescido em um contexto familiar turbulento, decorrente do temperamento violento de seu pai, esforça-se para superar os traumas do passado por meio de sua dedicação à própria família, composta por sua esposa e por três filhos. A família vive em relativa harmonia e felicidade até que um dia, estando todos em um acampamento, Mack é forçado pelas circunstâncias a deixar sozinha, por alguns instantes, sua filha mais nova, que desaparece. Após investigações, as autoridades descobrem que ela foi sequestrada e assassinada por um conhecido fugitivo da lei, em uma cabana próxima ao acampamento.


Transtornado pela dor da repentina perda da filha e angustiado por um sentimento de culpa por tê-la deixado sozinha naquele dia, Mack se afasta de sua fé e se revolta contra a Providência Divina, uma vez que, em seu pensamento, Deus poderia ter impedido o terrível destino que sua filha sofreu, mas não o fez. Algum tempo depois, ele recebe um bilhete anônimo com um convite para ir à cabana onde o crime ocorrera. Acreditando tratar-se de uma provocação do assassino da filha, Mack decide retornar ao local para confrontá-lo.


Entretanto, ao chegar ao local, o protagonista se depara com uma casa bem diferente, habitada por três personagens, que o convidam para ali permanecer com eles por algum tempo. À medida que a trama se desdobra, descobrimos que as três figuras em questão são, na verdade, Deus, representado sob a ótica do dogma da Santíssima Trindade (i.e., Pai, Filho e Espírito-Santo). No contato com cada um desses personagens, Mack empreende uma comovente jornada de cura interior, na qual vai se libertando, gradualmente, tanto de suas próprias culpas do passado quanto do rancor que nutria pelo pai violento, pelo assassino da filha e pelo próprio Deus. Além de interessantes referências evangélicas, essa jornada traz elementos que remetem a conceitos explicados pela Doutrina Espírita, tais como a imortalidade da alma, a existência do plano espiritual, o fenômeno do desdobramento e, sobretudo, a soberana justiça e a infinita bondade que caracterizam a Providência Divina.


Assim como Mack, cada um de nós vivencia, ao longo da jornada terrestre, sofrimentos diversos, decorrentes tanto de nossos equívocos pretéritos quanto de nossa incapacidade de enxergar a ação providencial e justa do Pai também nos momentos de dor, e não apenas nos de alegria. Fica o convite para refletirmos: temos aceitado o convite constante de Deus para nos libertarmos de nossos atavismos e, assim, alcançarmos a cura espiritual, ou ainda recusamos esse chamado, por medo do confronto com as sombras da nossa própria imperfeição?


Quer uma inspiração para responder a essa pergunta? Assista e aproveite o filme!

Ficha técnica

Nome: A Cabana

Nome original: The Shack

País de origem: EUA

Ano de produção: 2017

Direção: Stuart Hazeldine

Produtoras: Gil Netter Productions, Windblown Media

Distribuidora: Summit Entertainment

Duração: 132 minutos

Elenco: Sam Worthington, Octavia Spencer, Avraham Aviv Alush, Radha Mitchell, Alice Braga, Graham Greene, Tim McGraw, Sumire Matsubara




#filmeACabana; #TheShack; #StuartHazeldine; #SummitEntertainment; #CineReflexao; #cinema; #CineReflexaoCaravanaDeLuzEditora; #CaravanaDeLuzEditora; #ImortalidadeDaAlma; #EspiritoImortal; #FenomenoMediunico; #PlanoEspiritual; #FenomenoDoDesdobramento; #desdobramento; #bondade; #BondadeDivina; #Deus; #JusticaDivina; #ProvidenciaDivina; #fe;

COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho