top of page
logo-caravana-de-luz-editora-oficial.png
  • Fanpage Caravana de Luz Editora
  • Canal Youtube Caravana de Luz Editora
  • Instagram Caravana de Luz Editora
Buscar
  • Foto do escritorCARAVANA DE LUZ EDITORA

Cine-Reflexão - “Kardec – A História por Trás do Nome”: do professor ao Codificador

Pela Equipe de Comunicação e Marketing

“Filosofia Espiritualista - Princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade, segundo os ensinos dados pelos Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns, recebidos e coordenados por Allan Kardec.” Folha de rosto de O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria), por Allan Kardec.



"A Ciência é convidada a constituir a Gênese segundo as leis da Natureza. Deus prova sua grandeza e poder pela imutabilidade das suas leis, e não pela derrogação delas.” Folha de rosto de “A Gênese” (peça em nossa livraria), por Allan Kardec.


“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.” Folha de rosto de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (peça em nossa livraria), por Allan Kardec.


Baseado no livro “Kardec – A Biografia”, de Marcel Souto Maior, o filme narra a história do pedagogo e professor Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869) entre o ano de 1850, no qual encerrou sua carreira no magistério, e o ano de 1861, logo após a publicação de “O Livro dos Médiuns” e a subsequente queima em praça pública de livros espíritas pela Igreja Católica, na cidade de Barcelona. O foco narrativo da obra se concentra nos estudos de Rivail a respeito dos fenômenos mediúnicos que ocorreram em toda a Europa naquele período – a começar pelas chamadas “mesas girantes” -, estudos esses que o conduziram, posteriormente, à construção das bases da Doutrina Espírita, já sob o pseudônimo de Allan Kardec.



Diversos aspectos da vida e da personalidade do Codificador são explorados ao longo do filme. Vemos primeiro o educador e discípulo de Pestalozzi que se aposentou por não concordar com o ensino de dogmas religiosos nas escolas públicas; em seguida, o homem de ciência que recebeu com ceticismo e estudou com rigor metodológico os fenômenos até então inexplicados que intrigavam a sociedade europeia; e, por fim, o pensador que, convencido da realidade fática da imortalidade da alma e da comunicação dos espíritos, dedicou o restante de sua encarnação ao esforço missionário de compilar, organizar e interpretar, a partir de inúmeras fontes, o ensinamento dos Espíritos superiores.


Ao narrar o processo de pesquisa que levou à elaboração de O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria) , o filme destaca não apenas as inúmeras dificuldades enfrentadas e superadas por Kardec, como também sua preocupação de conceber a obra com foco nos ensinamentos da Espiritualidade Maior e não na identidade dos colaboradores encarnados – tanto a dos médiuns que receberam as mensagens quanto a dele próprio, que afirma, no filme: “A Doutrina é dos espíritos, não é minha”. Não foi outra a razão pela qual o renomado professor preferiu escrever sob um pseudônimo, cuja origem também é revelada no filme.


Também recebe merecido destaque o papel fundamental desempenhado por Amélie Gabrielle Boudet, a também professora e esposa de Rivail, durante e após a Codificação. Além dos cuidados materiais, afetivos e de saúde que dispensava ao marido, Amélie Boudet o aconselhou em diversos assuntos, secretariou por muitos anos a extensa correspondência recebida por Kardec e deu continuidade ao trabalho de coordenação do movimento espírita após a desencarnação do Codificador.


Por meio de seu trabalho e sob o amparo da Espiritualidade maior, Kardec legou à Humanidade um corpo de conhecimento que une Filosofia, Ciência e Religião em um todo coeso, capaz de dar sentido às questões fundamentais do Universo e da Humanidade. Seremos sempre gratos ao Codificador por isso e, no intuito de honrar a memória desse espírito notável, o filme veio em boa hora e entregou um belo resultado.



Ficha técnica

Nome: Kardec: A História por Trás do Nome

País de origem: Brasil

Ano de produção: 2019

Direção: Wagner de Assis

Produção: Conspiração Filmes

Distribuidora: Sony Pictures Entertainment

Duração: 110 minutos

Elenco: Leonardo Medeiros, Sandra Corveloni, Guilherme Piva, Genézio de Barros, Charles Fricks, Dalton Vigh, Guida Vianna, Julia Konrad, Júlia Svacinna, Letícia Braga, Licurgo Spinola, Louise D’Tuani






bottom of page