Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

Nutrição espiritual e saúde psíquica: o papel da leitura edificante

Por André Azevedo

“Crede, amai, meditai sobre as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio com a boa semente, as utopias com as verdades. Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram.” O Espírito de Verdade, na obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (peça em nossa livraria), Cap. VI – “O Cristo Consolador”, item “Advento do Espírito de Verdade”.


“Consagrar diariamente alguns minutos à leitura de obras edificantes, esquecendo os livros de natureza inferior, e preferindo, acima de tudo, os que, por alimento da própria alma, versem temas fundamentais da Doutrina Espírita. Luz ausente, treva presente.” André Luiz, na obra “Conduta Espírita” (peça em nossa livraria), Cap. 41 – “Perante o livro”.



Nas discussões contemporâneas a respeito da saúde física, é consensual a ideia de que o bem-estar orgânico está fortemente associado, dentre outros fatores, a uma alimentação saudável, que forneça, na proporção ideal e a intervalos regulares, os nutrientes adequados à manutenção do organismo, de modo a otimizar seu funcionamento, prevenindo doenças e aumentando a qualidade de vida.


Não convém esquecermos, porém, que, para além da saúde orgânica, todos possuímos, em melhor ou pior estado, um quadro de saúde psíquica. Analogamente ao papel da alimentação na saúde física, a nutrição espiritual é fator determinante em nossa saúde psíquica, cujo estado é o reflexo das condições equilibradas ou patológicas nas quais mantemos nossos pensamentos e emoções – que são, no fundo, a expressão do nosso Eu Imortal.


Reflitamos, portanto: quais nutrientes psíquicos temos consumido e com que frequência? Preferimos ingerir as vitaminas das mensagens de equilíbrio e otimismo ou nos apetece mais a gordura das narrativas de escândalos e crimes, saturadas de desespero e pessimismo? Alimentamos nossa mente e nosso coração com os frutos frescos de esperança e consolação que a Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus nos fornecem ou buscamos somente a saciedade rápida na massa dos entretenimentos vazios, que nos distraem sem nos preencher?


Recomenda-nos o Espírito de Verdade que, por meio da instrução, tornemo-nos capazes de separar, em nossa caminhada, as utopias das verdades. Conforme orienta André Luiz, o melhor meio de nos instruirmos é a leitura edificante diária, que nos fornece um “alimento da própria alma” repleto de substância elevada e temperado com a esperança de um futuro melhor.


A Caravana de Luz Editora – que hoje completa mais um ano de jornada – disponibiliza um cardápio selecionado e balanceado de boas obras para nossa alimentação espiritual. Quer degustar nossos livros? Saiba mais clicando aqui!




#NutricaoEspiritual; #SaudePsiquica; #saude; #LeituraEdificante; #cristianismo; #OEvangelhoSegundoOEspiritismo; #ColecaoIluminar; #EvangelhoEParabolasSegundoOEspiritismo; #EvangelhoEParabolas; #evangelho; #parabolas; #CondutaEspirita; #peranteOlivro; #espiritoAndreLuiz; #equilibrio; #NutrientesPsiquicos; #CaravanaDeLuzEditora; #DoutrinaEspirita; #EvangelhoDeJesus; #Jesus; #espiritoDaVerdade; #alma; #esperanca; #futuro; #aniversarioCaravanaDeLuzEditora; #AlimentacaoEspiritual; #EditoraEspirita; #espiritismo; #ESE;

COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho