Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

No período eleitoral, nossa bandeira é a do Evangelho segundo o Espiritismo

Por Luciana De Carvalho

Na transparência dos ensinamentos espíritas, fica claro que a nossa bandeira é a do Evangelho, restaurado pela Doutrina Espírita.


O exercício de cidadania abrange não apenas ao voto, mas, também, toda participação ativa, através da conduta pautada na moral e na virtude, conforme conceituou o grande filósofo grego Aristóteles [1].


Lembremo-nos, também, das sábias palavras do filósofo grego Platão, que afirma: “Você tem todo direito de não gostar de política, mas sua vida terá influência e será governada por aqueles que gostam. Portanto, o castigo dos bons que não fazem política é ser governado pelos maus que a fazem. (...) O que preocupa não é o grito dos maus, mas, sim, o silêncio dos bons” [2].


O espírita consciente deve ter como guia e modelo, de comportamento moral e democrático, o amado Mestre Jesus.


Na questão 625 de O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria), Allan Kardec pergunta: "Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo?". E os Espíritos respondem, de maneira simples e direta: "Jesus". Comentando o assunto, o codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, destaca: "Para o homem, Jesus representa o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque, sendo Jesus o ser mais puro que já apareceu na Terra, o Espírito Divino o animava".


Assim, a Caravana de Luz Editora, devido ao grave momento vivido pelo país e à proximidade das eleições, se permite fazer algumas considerações:


  1. Este é o momento de vigilância e a prece é que nos mantém em equilíbrio;

  2. Dar "a César o que é de César e a Deus o que é de Deus";

  3. Imparcialidade partidária, no sentido de atendermos à coletividade, e não aos interesses pessoais.


Aos amigos e seguidores da Doutrina Espírita, trabalhadores de um mundo melhor, alertarmos para que, neste período eleitoral, não percamos a nossa identidade espírita-cristã. Cabe manifestarmos, em nossos pensamentos, palavras e ações, um clima de condutas democráticas e cristãs.


Lembremo-nos da questão 781, da Segunda Parte, do capítulo VIII: Da Lei do Progresso, de O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria). Allan Kardec pergunta se o homem pode paralisar a marcha do progresso. Os Espíritos respondem que não, “mas tem, às vezes, o de embaraçá-la.” Na colocação seguinte, Kardec complementa: “que se deve pensar dos que tentam deter a marcha do progresso e fazer que a Humanidade retrograde?”, e a resposta é: “pobres seres, que Deus castigará! Serão levados de roldão pela torrente que procuram deter.”. Os Espíritos, mais uma vez, deixam claro, na questão 785, que o orgulho e o egoísmo são o maior obstáculo ao progresso. E, nos advertem, na questão 895, também na Segunda Parte, já no capítulo XII: Da perfeição moral, que o interesse pessoal é o sinal mais característico da imperfeição. Por isso, não podemos votar pensando em interesses próprios e mesquinhos ou em outros interesses que, sobretudo, estão contra a nossa identidade espírita-cristã.


É de nossa responsabilidade fazer o que é o correto! Como afirma o espírito Emmanuel, no livro Fonte Viva (peça em nossa livraria), psicografia de Chico Xavier, na lição 8, intitulada “Obreiros atentos”: “o discípulo da Boa Nova, que realmente comunga com o Mestre, antes de tudo compreende as obrigações que lhe estão afetas e rende sincero culto à lei de liberdade, ciente de que ele mesmo recolherá nas leiras do mundo o que houver semeado.”.



[1] Livro A Política. Aristóteles.

[2] Livro A República. Platão.




#PeriodoEleitoral; #eleiçoes; #eleicoes2018; #PeriodoEleitoralEEspiritismo; #espiritismo; #evangelho; #Jesus; #EvangelhoDeJesus; #CondutaEspirita; #cidadania; #voto; #cidadao; #CidadaoDoBem; #Aristoteles; #Platao; #moral; #EducacaoMoral; #EducacaoDoEspiritoImortal; #EducacaoDoSer; #virtude; #governo; #politica; #democracia; #OLivroDosEspiritos; #AllanKardec; #Kardec; #perfeicao; #AutoridadeMoralDeJesus; #AutoridadeMoral; #CaravanaDeLuzEditora; #vigilancia; #prece; #ImparcialidadePartidaria; #coletividade; #MundoMelhor; #IdentidadeEspiritaCrista; #OPoderDoPensamento; #pensamentoEacao; #CondutasDemocraticasECristas; #CondutasDemocraticas; #BonsPensamentos; #BoasAcoes; #LeiDoProgresso; #espiritoEmmanuel; #livroFonteViva; #ObreirosAtentos; #BoaNova; #BoaNovaDeJesus; #LeiDeLiberdade; #LeiDeCausaEEfeito; #QuemPlantaColhe; #semeadura;

COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho