Pela Equipe de Comunicação e Marketing
“... chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: - a um deu cinco talentos, a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade; (...) Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.” Jesus (Mateus 25:14, 15 e 19)
Narrando a parábola dos talentos [1], o Mestre Jesus ensina-nos que a distribuição de dons pode ser realizada pelo Senhor em quantidades desiguais, nunca injustas, mas conforme a capacidade de cada um na presente encarnação. Deixa claro para nós que os bens entregues aos servos são do Senhor e que o Senhor fará, em determinado momento, contas dos talentos, com seus servos.
Sabedores de que os servos somos nós e de que as leis divinas encontram-se gravadas em nossa consciência, efetuemos regularmente as nossas contas, a fim de não sermos surpreendidos com os resultados, quando formos chamados.
Quantos talentos multiplicamos nesta encarnação? Qual tem sido o nosso objetivo de vida? Se nos sentimos desconfortáveis, apresentando talentos enterrados, lutemos pelo nosso crescimento espiritual, ampliemos nossas capacidades em benefício do próximo e de nós mesmos, e a vivência dos ensinamentos cristãos nos envolverá na paz advinda do dever bem cumprido.
Dentre os aspectos relacionados a essa parábola, listados na obra Evangelho e Parábola Segundo o Espiritismo – Guia de Estudos Espíritas [2], chama-nos atenção a seguinte pergunta: “De que maneira estamos empregando nosso tempo, nossa inteligência, nossas possibilidades de servir? [3]”.
A Caravana de Luz Editora não perde tempo. Ilumina o ser através de suas publicações e pelo Clube do Livro Caravana de Luz [4] que é motivo de alegria também para os associados, pois recebem o conhecimento evangélico-espírita, em seus lares, por meio de livros espíritas selecionados pela Editora, e que também, auxiliam o Clube do Livro Caravana de Luz a divulgar a Doutrina Espírita e a manter os trabalhos de promoção social da Ação Social Caravana de Luz (ASCL) - Jardim das Borboletas [5].
Lembra-nos o Espírito Emmanuel: “Por mais sombria seja a estrada a que foste conduzido pelas circunstâncias, enriquece-a com a luz do teu esforço no bem, porque o medo não serviu como justificativa aceitável no acerto de contas entre o servo e o Senhor [6]”.
Multipliquemos os nossos talentos!
[1] Mateus 25:14-30
[2] Evangelho e Parábolas Segundo o Espiritismo (adquira agora). Pág. 205-209. Parábola dos Talentos.
[3] Parábolas evangélicas à luz do Espiritismo (peça em nossa livraria). Rodolfo Calligaris. Parábola dos Talentos.
[5] Jardim das Borboletas é o nome fantasia adotado pela Ação Social Caravana de Luz (ASCL), uma entidade sem fins lucrativos que atua nas áreas de educação, saúde, habitação, desenvolvimento pessoal e comunitário. A entidade possui dois grandes programas: Programa Educacional e Programa de Apoio Social, que visam o desenvolvimento integral do ser e a promoção da autonomia das famílias atendidas.
[6] XAVIER, Chico. Capítulo 132: Tendo medo. In: Fonte Viva (peça em nossa livraria). Pelo Espírito Emmanuel.
#CaravanaDeLuzEditora; #ClubeDoLivroCaravanaDeLuz; #ParábolaDosTalentos; #encarnação; #Deus; #ServosdeDeus; #servos; #ObjetivoDeVida; #EnsinamentosCristãos; #DeverParaComDeus; #dever; #DeverSocial; #CrescimentoEspiritual; #evangelhoEparábolas; #AlegriaDeServir; #LivrosEspíritas; #DoutrinaEspírita; #ASCL; #AçãoSocialCaravanaDeLuz; #JardimDasBorboletas; #espíritoEmmanuel; #livroFonteViva; #espiritismo; #natal; #natalEespiritismo; #talento;