Buscar
  • CARAVANA DE LUZ EDITORA

Allan Kardec: um grande herói

Por Liana Ishitani

Um dos mais lúcidos discípulos do Cristo baixa ao planeta, compenetrado de sua missão consoladora (...) nascia Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804, com a sagrada missão de abrir caminho ao Espiritismo, a grande voz do Consolador prometido ao mundo pela misericórdia de Jesus-Cristo. – Emmanuel [1]


Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em Lion, França, em 3 de outubro de 1804. Desde jovem, mostrou-se interessado pelas ciências e filosofia. Estudou com Pestalozzi e revelou-se grande educador. De notável inteligência, caráter e aptidões especiais, foi membro de sociedades sábias; fundou cursos gratuitos de química, física, anatomia e astronomia; elaborou obras de educação; e propôs planos para melhorar a instrução pública [2].


Diante das manifestações dos Espíritos, entreviu o princípio de novas leis, as que regem as relações entre o mundo visível e o invisível. Pesquisou o ser e encontrou a alma imortal. Penetrou na cultura e na ética da civilização, e mostrou que o Espiritismo esteve sempre presente na História, alcançando momentos gloriosos com Jesus, como a confirmação da reencarnação e a comprovação da imortalidade da alma. A proposta da Doutrina iluminada pelos Espíritos Superiores surgiu por meio do trabalho incansável de Allan Kardec (Hippolyte L. D. Rivail), o apóstolo da Nova Era [3].


Com disciplina, coragem, inteligência, pensamento filosófico, espírito de método e organização, venceu muitos obstáculos e apresentou a teoria, em corpo de doutrina, no famoso Pentateuco: O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno; A Gênese, os Milagres e as Predições. Uma obra que satisfaz a razão e a consciência, convite à fé raciocinada [4], que restitui a força moral dos desesperados e restabelece a verdadeira doutrina do Cristo. É uma obra pedagógica que esclarece sobre a educação moral [5], a qual, colocada em prática, renovará os indivíduos e a sociedade.


Publicadas no século XIX, as obras de Kardec já apresentavam os pilares [6] da educação, adotados atualmente pela UNESCO [7], assim como saberes [8] fundamentais cuja proposta é o pensamento integral e a transformação de paradigmas. A necessidade do conhecimento [9], de conhecer a verdade que nos liberta, de instruir-se e de amar [10], de avaliar as próprias ações, do autoconhecimento, de ser um homem de bem, que cumpre as leis divinas e segue Jesus, estão contidas em sua obra, assim como os saberes: Deus, Jesus, o ser imortal, a vida espírita, a vida futura, o bem e o mal, a reencarnação, a evolução, a Terra como planeta escola, o livre-arbítrio, as leis morais e a prática da lei de Deus [11].


A Caravana de Luz Editora não poderia deixar de divulgar essas valorosas obras, e homenageia o apóstolo da Nova Era por meio da Coleção Iluminar [12]. Os livros dessa coleção são convites para estudarmos os ensinamentos contidos nas obras de Allan Kardec, para então vivenciá-las e propagá-las pelo comportamento, abrindo as portas da felicidade.



[1] A Caminho da Luz (peça em nossa livraria). Francisco C. Xavier, pelo espírito Emmanuel. Cap. XXII – Allan Kardec.

[2] Obras Póstumas (peça em nossa livraria). Discurso pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec, por Camille Flammarion.

[3] O Evangelho segundo O Espiritismo (peça em nossa livraria) – Cap. I – Não vim destruir a Lei. Item 9.

[4] O Evangelho segundo O Espiritismo (peça em nossa livraria) – Cap. XIX – A fé transporta montanhas. Item 7.

[5] O Livro dos Espírtos (peça em nossa livraria), questão 685 a – comentários de Kardec.

[6] Os quatro pilares, definidos pela UNESCO, no final do séc. XX, sob a coordenação de Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

[7] Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

[8] Os sete saberes propostos pelo pensador Edgard Morin, adotados pela UNESCO, no início do séc. XXI: Cegueiras do conhecimento; conhecimento próprio; a condição humana – o ser multidimensional; a identidade terrena; a urgência de enfrentar as incertezas; a compreensão/interação humana; a ética do gênero humano.

[9] O Livro dos Espíritos projeta novos conhecimentos, nova concepção do homem e do universo.

[10] O Evangelho segundo O Espiritismo (peça em nossa livraria)– Cap. VI – O cristo consolador. Item 5.

[11] O Livro dos Espíritos (peça em nossa livraria), questões 889, 917 e 1019.

[12] Obras que integram a Coleção Iluminar: "Evangelho e Parábolas segundo o Espiritismo" e "Investigando o Livro dos Espíritos" - Guia de Estudos Espíritas.



#AllanKardec; #Kardec; #CodificacaoKardequiana; #ObrasBasicas; #homenagemAkardec; #pestalozzi; #educacao; #EducacaoDoSer; #AlmaImortal; #EspiritoImortal; #ImortalidadeDaAlma; #NovaEra; #DoutrinaEspirita; #espiritismo; #OLivroDosEspíritos; #OLivroDosMediuns; #OEvangelhoSegundoOEspiritismo; #OCeuEOInferno; #AGenese; #Unesco; #LeisDivinas; #OHomemDeBem; #CaravanaDeLuzEditora; #ColecaoIluminar; #EvangelhoEParabolasSegundoOEspiritismo; #InvestigandoOLivroDosEspiritos; #ApostoloDaNovaEra; #apostolo; #livroACaminhoDaLuz; #ObrasPostumas;

COPYRIGHT 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CARAVANA DE LUZ EDITORA. 

 

Créditos do Site: Luciana De Carvalho